Um novo estudo publicado na Nature, aqui, parece mostrar evidências de um acentuado declínio do número de insetos a nível mundial.
As maiores diminuições foram contabilizadas em áreas agrícolas de grande intensidade, com climas tropicais e que sentem bastante os efeitos das alterações climáticas: com perdas até 50% dos insetos.
Como a maioria das estimadas 5,5 milhões de espécies de insetos vive nessas regiões, então o mundo dos insetos pode estar a sofrer um colapso que ainda não é percetível por quem vive noutras regiões.
Os insetos são vitais para a vida na Terra.
Não só porque controlam as pragas e libertam nutrientes para o solo, mas também porque muitos deles são polinizadores, permitindo-nos colher alimentos, como frutos, especiarias, etc.
Uma das consequências desta diminuição do número de insetos polinizadores (fruto em parte das alterações climáticas) é que nos EUA já existe redução nas plantações de maçãs, cerejas, mirtilos, etc.
Um dos frutos que está com problemas é o cacau. Ora, isso quer dizer que o chocolate poderá não existir à-venda em tão grandes quantidades como anteriormente.
Fonte: The Conversation.
Últimos comentários