Demasiado papel higiénico

Há cerca de 2 anos atrás, o papel higiénico estava nas notícias, porque no início da pandemia de COVID-19, as pessoas começaram a açambarcar esse produto.

Hoje, o jornal britânico Daily Star adverte na sua primeira página para um novo problema com o papel higiénico.

Crédito: Daily Star

Um estudo feito no Reino Unido mostrou que, em média, cada britânico utiliza cerca de 127 rolos de papel higiénico anualmente (1,3 milhões de toneladas de papel higiénico são utilizadas no total, por ano).
A consequência disto é que cerca de 12 milhões de árvores são abatidas anualmente (33 mil árvores por dia) só para manter limpos os traseiros dos britânicos.

Obviamente, se multiplicarmos este problema por todos os países do mundo, então teremos números assustadores!

De modo a proteger as florestas e contribuir para a diminuição do problema das alterações climáticas, os especialistas recomendam:
– utilizar papel higiénico reciclado.
– quando estamos na sanita, tentar manter as nádegas separadas com as mãos.
– não desperdiçar folhas no rolo de papel higiénico.
– tentar utilizar somente 2 folhas por limpadela.
– humedecer as folhas antes de limpar (ou utilizar lenços previamente humedecidos).

Aliás, um estudo feito ao redor do mundo mostrou que, surpreendentemente, apenas 30% da população mundial utiliza rolos de papel higiénico.
Assim, percebe-se que existem alternativas higiénicas à utilização de rolos de papel higiénico (a que estamos habituados no mundo ocidental e em países desenvolvidos).

Fontes: Daily Star, The Guardian, Independent.

3 comentários

  1. Ao informarem que “… apenas 30% da população mundial utiliza rolos de papel higiénico˜… não significa que usem outros métodos, pode significar que não usem nada.

    Aliás, um comentário à parte, separar as nádegas com as mãos é bizarro, teríamos de ficar flutuando no ar…rsrs… e não evitaria que as fezes encostassem nas nádegas. Umedecer as folhas vai aumentar a possibilidade de sujar mais as mãos. São duas dicas não adequadas.

    A alternativa mais higiênica é a duchinha de água.

    1. “A alternativa mais higiênica é a duchinha de água.” — é a alternativa no Japão, onde existem esses pequenos jatos de água 🙂

        • Jonathan Malavolta on 04/05/2022 at 00:40

        Lá pela 5ª série (atual 6º ano), tive uma professora de Ciências que ensinava os alunos a não usarem papel higiênico nem cesto de lixo no banheiro. “Defecou ou urinou? Vá pro chuveiro e se lave”, dizia ela. E a própria, na altura, admitiu que tomava uma ducha (lavando as partes íntimas) após cada uso do vaso sanitário desde final da infância (não explicou com quem nem como aprendeu).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.