O website Thinking is Power (Twitter, Facebook) tem vários artigos em que desenvolve o pensamento crítico das pessoas, aumentando-lhes a literacia científica.
A professora Melanie Trecek-King escreveu um texto, aqui, com que me identifico, onde expõe o porquê de ser crucial ensinar pensamento crítico aos alunos, sobretudo aos de áreas não-científicas.
Como disse Carl Sagan, a ciência não deve ser ensinada como se fosse um produto final, nem deve ser aprendida como se fosse uma memorização de factos.
Se não se ensinar o método científico, a forma de pensar científica… se os alunos não compreenderem como se chega aos resultados de forma científica… então não vão conseguir distinguir a ciência da pseudociência, e vão se deixar levar pelas vigarices facilmente.
Os alunos precisam de ter literacia científica, que inclui literacia informacional, de forma a poderem distinguir entre informação confiável e informação não-confiável.
Um dos grandes problemas atuais é que as pessoas caem facilmente na desinformação, porque essa desinformação confirma algo em que já acreditavam ou porque essa desinformação provoca emoções fortes ou então porque não têm conhecimento suficiente para avaliar a desinformação.
Este último ponto (ignorância sobre o tema) é bastante importante.
Aplicar pensamento crítico para uma melhor literacia científica, não é o mesmo que criticar tudo sem quaisquer conhecimentos dos assuntos.
Para se poder ter um pensamento crítico, racional, tem que se ter algumas bases do assunto. Porque senão, a pessoa é levada pela desinformação: negacionistas das vacinas (as pessoas negam porque não sabem do assunto), UFOs, astrologia, videntes, etc… tudo o que seja negar conhecimento, a pessoa passa a ser crente fundamentalista, e confunde isso com ter espírito crítico sobre o tema.
O pensamento crítico tem que ter uma base de conhecimento sobre o assunto. Só assim se pode almejar a ter literacia científica.
Como diz Neil deGrasse Tyson, a literacia científica é uma vacina intelectual contra as alegações dos charlatães que exploram a ignorância das pessoas.
A literacia científica é mais do que memorizar factos. Inclui também o pensamento crítico: saber como pensar corretamente.
Assim, a excelente educação científica não ensina somente o que pensar, mas sim como pensar: ensinar o processo e não só o conteúdo.
Se os alunos, e as pessoas em geral, souberem como pensar racionalmente, tomarão melhores decisões.
“A qualidade da tua forma de pensar determina a qualidade das tuas decisões: uma forma de pensar mais racional leva a melhores decisões.
A qualidade das tuas decisões determina a qualidade da tua vida: melhores decisões levam a uma melhor qualidade de vida.”
Assim, o pensamento crítico é uma poderosa ferramenta intelectual que nos ajuda a ter uma vida melhor.
Últimos comentários