Princípio da Assimetria da parvoíce

A Lei de Brandolini, também conhecida como o Princípio de Assimetria da Estupidez/Mentira/Parvoíce/Besteira, é um adágio popular na internet, que realça o facto de ser muito mais difícil esclarecer a desinformação do que a criar.

Assim, é necessário despender uma muito maior quantidade de energia para refutar a desinformação, do que para produzir essas mentiras.

É isso que mostra este cartoon:

No cartoon, alguém diz: “a Lua é feita de queijo”.
Atirar esta parvoíce “para o ar” não necessita de qualquer esforço.

Por outro lado, para responder a esta parvoíce já requer algum esforço, porque se pode apresentar os testemunhos dos astronautas e as evidências físicas de que a Lua não é feita de queijo (por exemplo, mostrando as análises de espectroscopia, as análises químicas às rochas lunares e os cálculos orbitais).

Mesmo assim, mesmo em face das evidências, existem pessoas que vão continuar a acreditar na parvoíce.
O que quer dizer que as crenças irracionais superam muitas vezes o pensamento racional: até porque as crenças não requerem qualquer esforço de conhecimento.

Isto vê-se nas crenças nas pseudociências (como Astrologia), nas crenças em ideias absurdas (como a Terra Plana), na crença negacionista das evidências (como no caso das Vacinas ou das Missões Apollo à Lua), etc.

Infelizmente, a luta pela verdade (científico-racional) necessita de um esforço diário e desigual (em relação aos criadores de desinformação).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.