Investigadores na Universidade da Florida conseguiram, pela primeira vez, fazer crescer plantas em solo lunar.
Obviamente, eles não foram à Lua. Por isso, não existem quaisquer experiências de plantas a crescer na superfície da Lua.
O que aconteceu foi que nos últimos 11 anos, estes investigadores escreveram 3 projetos para que a NASA lhes fornecesse uma pequena quantidade de solo lunar. Finalmente, à 3ª tentativa, a NASA aprovou o projeto de tentarem fazer crescer plantas em solo lunar.
A NASA doou-lhes algum solo lunar, trazido da Lua por 3 missões Apollo (11, 12 e 17) há cerca de 50 anos.
Esse solo é conhecido por regolito lunar.
O regolito lunar “é composto por basalto, feldspato e outros minerais, assim como armalcolita (rocha lunar formada por óxido de ferro, titânio e magnésio opaco, assim denominada em homenagem aos astronautas da Apollo 11: Armstrong, Aldrin e Collins)”.
Os investigadores utilizaram 12 gramas de solo vindo da Lua, e juntaram-lhes água, nutrientes e sementes de Arabidopsis thaliana. Além disso, forneceram luz solar ao solo.
Enquanto experimentavam com este solo, também fizeram um grupo de controlo (tudo igual, mas com solo terrestre feito de cinza vulcânica que simula o solo lunar: JSC-1A).
Os resultados foram excecionais: todas as sementes germinaram – as plantas cresceram em solo lunar.
No entanto, cresceram mais pequenas e mais devagar do que no solo terrestre.
As diferenças têm provavelmente a ver com a composição química do regolito lunar, a que as plantas não estão adaptadas.
Esta experiência mostrou que deverá ser possível cultivar plantas em solo lunar.
Isto é importante para o futuro, caso os humanos criem habitats na superfície lunar, onde tenham que cultivar plantas e produzir oxigénio.
Esta experiência deu pistas sobre como será a produção de plantas na Lua.
No entanto, muito mais terá que se aprender (de modo a tornar o solo mais acolhedor para as plantas terrestres), com o propósito de se poder ter colheitas em fartura para potenciais turistas lunares.
Evidentemente, a experiência mais importante será feita em solo lunar… na superfície da Lua.
Note-se que se só tiver regolito lunar, nada poderá crescer, já que é basicamente composto por pequenos grãos de areia secos, sem material orgânico. Assim, vai ser sempre preciso adicionar nutrientes, minerais, e água.
Além disso, já se percebeu que no solo mais antigo, que esteja mais exposto à radiação cósmica e ventos solares, será mais difícil fazer crescer plantas.
Fontes: artigo científico, Time, The Guardian, Independent, Canal Tech.
Últimos comentários