Hidroxila na Lua

Créditos: Liu et al. 2022 / Nature Communications

Um artigo publicado na revista científica Nature Communications por investigadores chineses, mostra que a sonda Chang’e 5 encontrou evidências de vestígios de água na superfície da Lua.

A missão chinesa Chang’e 5 pousou na Lua em Dezembro de 2020, e enviou para a Terra algumas amostras de pequenas pedras e pó lunar.

As amostras recolhidas pela sonda parecem indicar a presença da molécula de água (não é água em estado líquido).
As moléculas de água foram trazidas por ventos solares (o hidrogénio), mas também foi encontrada hidroxila na região onde a missão pousou: alguma água (moléculas) foi trazida para a superfície nas erupções vulcânicas do passado distante da Lua.

Note-se que o que foi detetado, através da espetroscopia, foi a hidroxila; mas normalmente assume-se que se existe hidroxila, então também existe a molécula da água.

Note-se também que as evidências mostram muito pouca água: a Lua parece ser ainda mais seca/árida do que se pensava.
A região onde a Chang’e 5 pousou tinha muito menos (a molécula de) água do que as amostras recolhidas pela missão Apollo 11.

A doutora Parvathy Prem concluiu: “Em termos de quantidade, mesmo o solo mais molhado da Lua é mais seco que o deserto mais seco da Terra. Assim, não se enganem: estamos a falar de quantidades muito pequenas de água.”

Fontes: artigo científico, Cosmos Magazine, New Scientist, IFLScience.

2 comentários

    • Jonathan Malavolta on 23/06/2022 at 22:53
    • Responder

    Estou no smartphone (conexão do PC avariada). Tentando resolver as coisas do PC via telemóvel mas confesso que está difícil.
    Sobre o texto: Existe alguma possibilidade de se encontrar água em estado líquido na lua?

    1. Não.

      Poderá haver gelo (água no estado sólido) em algumas crateras lunares mediante certas condições, mas isso é, para já, ainda somente cenários…
      Faltam evidências concretas 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.