Arco-íris caseiro

Hoje aproveitei para criar um pequeno arco-íris aqui no jardim de casa.

Demorei um pouco na preparação (entender os diferentes fluxos de água a sair da mangueira, saber onde estava o Sol, para onde virar a mangueira, ver a partir de um certo ângulo, etc) e mesmo assim não ficou perfeito (vê-se mal na fotografia), mas se olharem na direção da relva, conseguem ver um pequeno arco-íris formado pelas gotículas de água.

Agora, é só procurar o pote de ouro 😀

Imagem do autor

“A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de água; dentro da gota, ela é refletida (reflexão interna total); e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de entre 40° e 42°, independente do tamanho da gota.
(…)
O arco-íris não existe realmente em um local do céu, mas é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador.
Toda gotícula suspensa no ar refrata e reflete a luz do sol da mesma forma, mas somente a luz de algumas delas chega até o olho do observador. Essa refração é percebida como o arco-íris pelo observador.
Sua posição é sempre na direção oposta à do sol com relação ao observador (…)”
(in wikipedia)

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.