Já tenho colocado, aqui, algumas análises a determinados episódios da série de sucesso Modern Family.
O episódio 18 da primeira temporada intitulou-se Starry Night – Noite Estrelada.
Uma das histórias do episódio é Jay, Mitchell e Manny irem para o campo ver uma chuva de estrelas.
Isto é excelente, porque leva a astronomia às pessoas: como uma coisa normal, que até se vê nas séries de televisão.
Pontos positivos do episódio:
– a chuva de meteoros em causa foi as Líridas. Isto foi excelente, porque não inventaram: a chuva de meteoros Líridas realmente existe.
– Manny refere que as nuvens em Vénus são compostas de ácido sulfúrico, o que é verdade.
– enquanto falam de astronomia, Manny refere que a Terra é o planeta mais denso do Sistema Solar. Mitchell diz que é Mercúrio. Mitchell tem razão em pensar que Mercúrio poderá ser o planeta mais denso, porque é o que se encontra mais perto do Sol (onde os materiais mais densos estavam) e porque se sabe que o seu núcleo de ferro é cerca de 85% do seu interior. No entanto, o facto da Terra ser maior e muito mais maciça, faz com que o seu núcleo de ferro e níquel fique mais comprimido pela pressão de tudo o resto ao seu redor. Esta compressão gravitacional faz com que a Terra seja mais densa que Mercúrio. Podem ler mais sobre isto, aqui. Curiosamente, no episódio, é referido que Manny tem razão: a Terra é o planeta mais denso.
Pontos negativos do episódio:
– passou originalmente na televisão a 24 de Março. O pico das Líridas é a 21 de Abril. Assim, na altura em que o episódio passou na televisão, ainda não estávamos na época dessa chuva de meteoros.
– o ponto mais negativo foi levarem telescópios para verem a chuva de meteoros: é sempre positivo aparecerem telescópios na televisão, mas os meteoros (estrelas cadentes) não se vêem com telescópios, mas sim a olho nú.
Últimos comentários