A CNN tem um segmento de 30 segundos entre programas, chamado Fast Facts, em que dá informação interessante sobre pessoas, animais, coisas, países, alimentação, etc.
Gostei deste segmento sobre as sementes, os grãos de cacau, onde é dito que o mercado global do chocolate vale cerca de 150 biliões (no Brasil e EUA) de dólares.
Existe informação interessante em relação ao “desperdício”: são necessários 400 grãos de cacau para fazer somente meio quilo de chocolate! Incrível.
Quando estivermos a comer chocolate, devemos ter consciência da quantidade de sementes/grãos que foram necessários apanhar.
A informação mais interessante diz-nos que a civilização Maia utilizava os grãos de cacau como moeda de troca. Esta forma de comércio perdeu-se após a conquista espanhola.
Note-se que estes grãos foram consumidos no México pelos Maias, pelos Aztecas, pelos Olmecas e por outras civilizações, desde há mais de 4000 anos.
Durante a conquista Azteca, foi relatado que Moctezuma II, imperador dos Aztecas, bebia chocolate servido numa taça de ouro.
Assim, estes grãos foram uma fonte de alimentação para as civilizações pré-hispânicas.
Últimos comentários