Tribunal condena Bolsonaro?

O Tribunal Permanente dos Povos é um “tribunal de opinião internacional que julga crimes cometidos contra povos e minorias”.
Sendo assim, as suas “sentenças” são simbólicas.

No entanto, em termos de valores humanos, é importante que as pessoas sejam protegidas de decisões catastróficas dos seus governantes.
Se o Império Romano tivesse algo deste género, talvez alguns dos imperadores não fossem tão loucos…

Crédito: Público

Os juízes deste tribunal consideraram que Jair Bolsonaro colocou em risco o povo brasileiro, devido à forma como geriu a pandemia de COVID-19 no Brasil.
Tal como Trump, as políticas de Bolsonaro, as omissões e a desvalorização pública da pandemia, levaram a um número muito maior de vítimas. Bolsonaro disse que era um simples “resfriado”, “atrasou a compra de vacinas; questionou a eficácia dos imunizadores e opôs-se às medidas de distanciamento social recomendadas em todo o mundo”.

Na sentença, é dito que: “Como resultado dessa conduta, calcula-se – com base na comparação entre o número de óbitos no Brasil e o número de óbitos em outros países que adotaram as políticas anti-COVID-19 recomendadas por todos os cientistas – que morreram no Brasil cerca de 100 mil pessoas a mais do que teriam falecido em decorrência de uma política mais responsável”.

Assim, Bolsonaro foi acusado por este tribunal de crimes contra a humanidade.

Fontes: Público, Observador, Globo, UOL.

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 21/09/2022 at 12:08
    • Responder

    Me pergunto o que o Tribunal de Haia diria a respeito. Ou o de Nüremberg.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.