Bactéria de fim do mundo

Na famosa e aclamada série “House“, o episódio 8 da temporada 8, intitulado Perils of Paranoia, mostra um paciente com problemas respiratórios, alucinações persistentes e paranóias anti-governamentais, que o tornam num prepper: ele contrói um abrigo/bunker anti-nuclear e cheio de armas (para o caso da sociedade virar um caos), porque pensa que o fim-do-mundo está a chegar.

Após 1 hora de episódio a tentarem perceber a razão para vários problemas que o paciente tem, o Dr. House percebe que o doente tem Difteria.
Nenhum médico tinha percebido o que ele tinha, porque já ninguém tem difteria.

A difteria era uma das doenças mais temidas e mais mortais, em que as pessoas morriam por insuficiência respiratória, cardíaca ou renal (que era o que estava a acontecer ao paciente no episódio).
No entanto, após os investigadores médicos desenvolverem uma vacina, que passou a ser implementada nas últimas décadas do século XX, os casos de difteria praticamente desapareceram.

O paciente não queria tomar vacinas, e por isso quase morria.

Curioso que as suas alucinações e parte da paranóia eram provocadas por uma pequeníssima bactéria.

No final, o Dr. House diz-lhe:
“Em vez de construir abrigos, devia apanhar vacinas. As vacinas são atualmente rotineiras e protegem-nos de coisas realmente assustadoras: bactérias e vírus que nos podem matar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.