A primeira página do jornal/tablóide Daily Star de ontem, dia 3 de Outubro de 2022, trouxe uma noticia interessante, que vai agradar a muita gente.
Segundo um estudo, comer hambúrgueres de carne pode ajudar a combater a depressão, fazendo com que as pessoas se sintam mais felizes.
O estudo analítico foi feito a partir de dados de 440 mil pessoas e de 45 mil pessoas com depressão, no Reino Unido.
Mas é um estudo internacional, feito por uma equipa de psiquiatras que trabalham em diversas regiões do mundo: National Taiwan University, Massachusetts General Hospital, etc.
Os resultados do estudo parecem sugerir que o ferro, zinco, certas proteínas e vitamina B, presentes nos hambúrgueres de carne, podem melhorar o humor/estado de espírito da pessoa.
O estudo também mostrou que a dieta mediterrânica é a melhor na prevenção da depressão.
Sendo que algumas dietas mais “radicais”, dietas vegetarianas (que evitam a carne), e comer peixe “não-oleoso/gorduroso”, podem aumentar o risco de depressão.
Concluindo: aparentemente, aquilo que engorda e pode levar a algumas doenças, também nos deixa mais felizes.
Obviamente, devemos analisar este tipo de estudos com muita prudência e ceticismo, sobretudo se não existir validação por outros estudos: em ciência, é sempre preciso existir avaliação independente.
Curiosamente, no Brasil, foi feito um estudo similar (aqui), a mais de 14 mil pessoas, e os resultados foram similares: quem seguia uma dieta vegetariana tinha duas vezes mais episódios depressivos que as pessoas que comiam carne.
Note-se no entanto que os autores referem isso no final: mais estudos são necessários sobre esta temática, incluindo no método que eles utilizaram, que passou pela análise estatística de alguns genes.
Fontes: artigo científico, Daily Star, Daily Mail.
Últimos comentários