Nobel da Física 2022

Crédito: Niklas Elmehed / Nobel Prize.

O prémio Nobel da Física de 2022 foi atribuído a Alain Aspect, a John F. Clauser e a Anton Zeilinger por trabalhos desenvolvidos dentro da área da mecânica quântica.

Os três investigadores foram distinguidos “pelas suas descobertas sobre o “emaranhado quântico”, mecanismo onde duas partículas quânticas estão perfeitamente correlacionadas, qualquer que seja a distância que as separa”: mesmo separadas por grandes distâncias, duas partículas emparelhadas/entrelaçadas estão “ligadas”, já que ao influenciarmos uma delas, sabemos que automaticamente isso irá ter um efeito concreto nas características da outra partícula.
Einstein chamou a isto: acção fantasmagórica à distância.
Isto não é magia nem misticismo nem ficção científica: é mecânica quântica.

“A demonstração dessa surpreendente propriedade abriu caminho a novas tecnologias em computação quântica e comunicações ultrasseguras, bem como sensores quânticos ultrassensíveis que permitem medições extremamente precisas, como a da gravidade no espaço.”

O grupo de investigação de Anton Zeilinger “demonstrou um fenómeno chamado teletransporte quântico, que torna possível mover um estado quântico de uma partícula para outra à distância”.
O grupo de Alain Aspect “foi capaz de mudar as definições de medição após um par emparelhado ter deixado a sua fonte, pelo que a definição que existia quando foram emitidas não podia afetar o resultado”.
O grupo de John Clauser “construiu um aparelho que emitia dois fotões emparelhados de cada vez, cada um deles em direção a um filtro que testava a sua polarização. O resultado foi uma clara violação de uma desigualdade de Bell e concordou com as previsões da mecânica quântica”.

É importante que se conheçam as propriedades da mecânica quântica, de modo a que esta possa ter aplicações concretas na nossa vida (exemplo: informação quântica).

Fontes: Nobel Prize, Nobel Prize, Nobel Prize, SIC notícias, Sapo24, Observador, Público.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.