William Shatner, o eterno Capitão Kirk, de Star Trek, esteve nas notícias este mês devido às revelações que faz no seu novo livro: Boldly Go.
Uma das histórias diz respeito ao seu espetáculo de Stand-Up, em que quando estava no palco, teve um percalço gastro-intestinal, e teve que ir a correr de volta para o camarim para se lavar e trocar de roupa interior.
Parte do livro é dedicado à sua aventura espacial.
No passado dia 13 de Outubro de 2021, William Shatner foi ao espaço a bordo da New Shepard, da empresa Blue Origin, de Jeff Bezos. Podem ler sobre esta viagem, aqui.
Podem ler um excerto sobre este assunto no livro, aqui, onde ele fala no contraste entre ver o espaço profundo, negro, frio, e o planeta Terra, azul, quente, colorido, cheio de vida.
Ele diz que pensava que esta visão do planeta Terra o iria fazer celebrar o ponto azul-claro.
Em vez disso, essa visão fê-lo ficar muito triste, já que teve a consciência que aquele local levou 5 mil milhões de anos a evoluir, e nós (humanos) estamos a matá-lo, a destruir a sua fauna e a sua flora.
Em vez de uma celebração, ele sentiu como se estivesse num funeral.
O que Shatner sentiu chama-se Overview Effect – Efeito Perspectiva: “é uma mudança cognitiva da consciência que alguns astronautas relataram durante a viagem espacial, muitas vezes enquanto viam a Terra a partir do espaço ou da superfície lunar. Refere-se à experiência de ver pessoalmente a realidade da Terra a partir do espaço, que é imediatamente entendida como sendo uma bola de vida pequena e frágil, “segurada no vazio”, protegida e cuidada por uma atmosfera da grossura de papel.”
É uma re-avaliação da nossa identidade e da nossa visão do Universo: sem fronteiras, sem distinções entre pessoas, mas sim como uma unidade frágil.
Últimos comentários