É surpreendente e, para mim, incrivelmente estúpido, ver tanta gente a defender as pseudociências nas redes sociais.
É estúpido por dois fatores:
– é uma hipocrisia: as redes sociais só existem porque há internet, que por sua vez só existe porque há eletricidade. Tudo isto baseia-se em dezenas de princípios, teorias e leis científicas que se comprovaram como corretas. Se algum desse conhecimento científico estivesse errado, não havia redes sociais. Assim, negar o conhecimento científico (ao defender a pseudociência, que é assim definida porque não aceita os resultados científicos), enquanto se utiliza os resultados (tecnologia) desse mesmo conhecimento científico, é hipocrisia.
– é resultado de preguiça mental: qualquer pessoa pode avaliar as tretas da astrologia, por exemplo, e provar que são erradas (basta comparar alguns milhares de pessoas ou até misturar horóscopos); aliás, bastaria observar os astros nos céus, para qualquer pessoa perceber que os signos do zodíaco astrológico estão desfasados das constelações por onde o Sol passa. Repito, qualquer pessoa pode fazer essas experiências, com tempo. O mesmo se passa em relação, por exemplo, aos defensores da Terra Plana. Qualquer pessoa rica pode atualmente comprar vôos de turismo espacial e ver a curvatura da Terra. Mas se não têm dinheiro, podem fazer como fez Aristóteles há cerca de 2350 anos atrás: através de 3 evidências observacionais, conseguiu comprovar que a Terra é redonda (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Podem até comprovar qual o tamanho dessa esfera, fazendo como Eratóstenes fez: de uma forma simples, bastando para isso saber um pouco de matemática. Claro que podem fazer muitas outras experiências por vocês próprios, como outros cientistas fizeram. Para algumas dessas experiências, bastam simples observações, enquanto para outras, é preciso aprender um pouco: ter conhecimento de alguns temas, como matemática e física. Isto funciona assim para todas as tretas pseudocientíficas que pululam na internet.
Por isso é que considero uma estupidez, uma burrice, as pessoas acreditarem cegamente em parvoíces, em vez de tentarem avaliar por elas próprias se as coisas são assim ou não.
Tendo em conta que a internet é uma ferramenta criada por quem tem conhecimento, e é tão simples de usar que pode ser utilizada por qualquer pessoa (mesmo que não tenha conhecimento), não entendo porque algumas pessoas escolhem não se instruir, e em vez disso desperdiçam o tempo a promover vigarices, imbecilidades, a dar voz aos idiotas da aldeia (como lhes chamou Umberto Eco).
2 comentários
As pessoas (a maioria delas, pelo menos) tem uma necessidade muito grande de acreditar, e simplesmente de apenas acreditar; somente um pequeno grupo de Homo sapiens não se acomoda ao simples acreditar e parte em busca de evidências falseáveis que possam testar a validade (ou a falsidade) de uma hipótese dada.
Author
Infelizmente, tendo a concordar… 🙁