Ontem, aqui, falei da astronauta Samantha Cristoforetti, que se tornou a primeira mulher europeia a caminhar no espaço.
Samantha Cristoforetti tem uma carreira profissional impressionante, detendo alguns recordes de estadia no espaço.
No entanto, o que me chamou mais à atenção foi a sua paixão por ficção científica.
No dia 17 de Abril de 2015, Samantha Cristoforetti tirou uma fotografia na cúpula da Estação Espacial Internacional, vestida com um uniforme de Star Trek Voyager.
O seu comentário no Twitter foi: “Existe café naquela nebulosa”.
Esta frase é uma referência à capitã Janeway, de Star Trek Voyager, que adorava beber café.
Depois ela corrige e diz que o café vem daquele Dragão.
A razão para isso é que ela está a apontar para a cápsula Dragon, da SpaceX, que tinha chegado à Estação Espacial Internacional.
Um dos itens que vinha dentro da Dragon (para colocar na ISS) era uma máquina de café: ISSpresso, a primeira máquina de café expresso em micro-gravidade. Cristoforetti instalou a máquina na ISS.
Anteriormente, a 28 de Fevereiro de 2015, no dia a seguir à morte do ator Leonard Nimoy (que fez a personagem Spock, em Star Trek), Samantha Cristoforetti triou uma fotografia, também a partir da cúpula da Estação Espacial Internacional, vestida com uma t’shirt com o símbolo de Starfleet, de Star Trek, e a fazer a famosa saudação, com a mão, dos Vulcan (Spock era Vulcan): Live Long and Prosper.
A acompanhar a fotografia, ela escreveu o texto: “De todas as almas que conheci, a tua era a mais humana”. Esta é uma citação do filme Star Trek II: The Wrath of Khan, que descreve Spock.
Por fim, ela agradece a Leonard Nimoy por ter “dado vida” a Spock.
Antes disto, a 12 de Janeiro de 2015, durante a Expedição 42, ela tirou fotografias juntamente com o cosmonauta Anton Shkaplerov, em que ambos utilizavam t’shirts do livro de Douglas Adams, The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy.
Sem surpresa, Anton tinha uma t’shirt com a resposta que vem no livro para a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo: a resposta é 42.
Já a Samantha optou por uma t’shirt que contém uma das recomendações mais importantes do livro: ande sempre com uma toalha.
O blog desta expedição tem por título: Don’t Panic. Esta é a expressão colocada na capa do suposto guia de viagens pela galáxia The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy.
E o poster desta Expedição é fabuloso, como podem ver aqui.
Recentemente, ela voou/trabalhou novamente na Estação Espacial Internacional.
Em Junho de 2022, ela vestiu-se de Ryan Stone, a suposta astronauta da NASA, interpretada por Sandra Bullock, no filme Gravidade.
(na imagem, percebe-se a diferença no estado do cabelo entre a verdadeira astronauta (Samantha), e a personagem de Bullock que tem o cabelo para baixo devido à gravidade, no filme que aparece no ecrã em cima)
Também em Junho de 2022, ela tornou a fazer cosplay, desta vez durante um vídeo para a FedCon: convenção de ficção científica e fantasia na Alemanha.
Ela vestiu-se da personagem Kara “Starbuck” Thrace, que era uma piloto da série de sucesso Battlestar Galactica.
No vídeo, com bastante humor, ela disse que ainda não tinha visto qualquer Cylon.
E terminou o vídeo com a famosa frase da série: “So say we all!”
Últimos comentários