James Lovelock era um investigador biomédico e um cientista que inventou instrumentos científicos para analisar atmosferas de planetas (e não só).
No entanto, era mais conhecido por ser um controverso, apocalíptico (nem sempre) e fervoroso ambientalista: ele alertou várias vezes para a urgência climática, defendeu a energia nuclear, chamou ignorantes a jovens radicais ambientalistas (dizendo que odiavam a ciência), defendia que a salvação da Humanidade estava na criação de cyborgs super-inteligentes (e conscientes), etc.
E era internacionalmente reconhecido por ter criado a Hipótese de Gaia, juntamente com a famosa microbióloga Lynn Margulis: a Terra funciona como se fosse um ser vivo, em que a vida e os componentes planetários (atmosfera, oceanos, ciclo geológico, etc) interagem mutuamente, adaptando-se, formando um complexo sistema inconscientemente auto-regulado, que promove as condições necessárias a essa mesma vida.
Infelizmente, morreu no passado dia 26 de Julho de 2022, que era o dia do seu aniversário (fazia 103 anos de idade).
Deixo duas citações dele:
“Humans are too stupid to prevent climate change” – os Humanos são demasiado estúpidos para evitar as mudanças climáticas.
“A vida faz mais do que adaptar-se à Terra. A vida altera as condições no planeta para o seu próprio proveito / para os seus propósitos.”
Últimos comentários