Adoro Guacamole.
O Guacamole é um tipo de creme/molho de abacate, que se vê muito em restaurantes mexicanos ou de tex-mex.
O abacate é um fruto, e não um vegetal como por vezes se pensa.
O abacate provinha maioritariamente do México, apesar de atualmente ser cultivado noutros locais.
O abacate tem tido vários usos medicinais.
Para mim, a informação mais interessante é que ele era consumido por animais pré-históricos de grande porte. Assim, foi-se desenvolvendo naturalmente (seleção natural), já que as suas sementes eram dispersas pelas fezes desses animais. A partir do momento que mamutes, tigres de dentes de sabre, tatus-gigantes, etc, se foram extinguindo há cerca de 10 mil anos, os abacates perderam essa potencialidade evolutiva. Felizmente, vieram os Humanos, que adoraram este fruto, e passaram a cultivá-lo para consumo próprio, levando ao seu desenvolvimento.
Os povos da Mesoamérica utilizaram bastante o abacate, sobretudo para fazer guacamole.
Pensa-se que a civilização Azteca foi a primeira a fazer guacamole, a partir dos abacates.
O que contribuiu bastante para o uso generalizado de guacamole pelos Aztecas foi o facto deles acreditarem que o guacamole era um afrodisíaco.
Ou seja, uma crença pseudo-científica, neste caso, levou a uma seleção artificial do abacate, que, de outra forma, poderia se ter extinguido.
1 comentário
Minha falecida irmã e eu, quando crianças, cortávamos um abacate (tirado de nosso próprio abacateiro), o partíamos ao meio, retirávamos a semente, e cada um comia metade, na base da colherada. Adicionávamos açúcar e o mandávamos direto ao estômago. O tempo da infância já passou, hoje em dia não faço mais isso com tanta frequência (era na base de um abacate por dia enquanto o abacateiro desse frutos; hoje, se eu conseguir consumir um por ano, já me dou por satisfeito).