Na série Castle, o episódio 15 da 2ª temporada começa pela filha de Castle, Alexis, ficar a saber que provém de uma longa linhagem de vigaristas e charlatães.
Por exemplo, os seus bisavós trabalhavam como videntes em Coney Island, NY.
A sua avó, Martha, explica a Alexis como os pais de Martha enganavam as pessoas, com supostos truques de telepatia: eles usavam códigos.
O bisavô ficava vendado no palco. A bisavó ia pela plateia, pegando em coisas de pessoas da audiência. E depois perguntava ao bisavô se ele sabia o que ela tinha na mão.
O truque estava nos códigos: se ela perguntasse em forma de “Diz-me” (Diz-me vidente, o que tenho na mão?), então é porque tinha uma carteira. Se ela perguntasse em forma de “Revela” (Revela vidente aquilo que tenho na mão), então é porque tinha uns óculos na mão. E assim sucessivamente…
A forma como era feita a pergunta, dava ao suposto vidente a resposta correta.
E com este simples truque, estes aldrabões tinham muito sucesso: a audiência pensava mesmo que eles tinham poderes sobrenaturais.
Apesar de ser uma simples série televisiva, a verdade é que este segmento retrata na perfeição um dos truques dos vigaristas pseudocientíficos.
Últimos comentários