Parafusos universais

Esta imagem anda a ser partilhada nas redes sociais e mostra um detalhe muito curioso no lightsaber da Rey, em Star Wars.

via iFunny

Eu percebo que a tecnologia em filmes de ficção científica não pode ser incrivelmente estranha.
Mas quando estamos a falar de tecnologia supostamente existente numa civilização que habita galáxias muito distantes, essa tecnologia obrigatoriamente não pode ter qualquer semelhança com a nossa.

Daí que existir um lightsaber com parafusos terrestres, que se apertam e desapertam com uma normal chave de parafusos Phillips (parafusos têm uma cabeça com fenda cruzada), numa civilização extraterrestre é virtualmente impossível.

Isto é, obviamente, uma grave limitação da ficção científica, que tem pouca imaginação e está sob o domínio de um geocentrismo psicológico (em que os extraterrestres têm que se parecer com os Humanos e têm que ter tecnologia semelhante à humana).

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 14/02/2023 at 05:52
    • Responder

    Como qualquer outro filme, Star Wars também tem seus furos de edição e coisas que foram filmadas quando não deveriam aparecer nas filmagens.
    E mantendo o tema mas mudando o filme, ilustro meu comentário com duas cenas de Pirates of Caribbean:

    1 – Quando o Black Pearl está em alto mar (supostamente), passa um avião a jato nos céus, ao fundo, em uma franca atitude de alijamento de combustível (não sei como a aviação portuguesa denomina, a brasileira chama assim). Ou seja, o navio não estava em alto-mar mas próximo à costa. Aviões só fazem alijamento de combustível quando estão realizando o táxi aéreo para alívio de carga e depois pousar (é proibido pelas leis internacionais da aeronáutica pousar com o tanque cheio, e cada aeronave já tem o limite máximo de peso para pouso definido no projeto, antes mesmo de começar a ser construída; isso é pensado com antecedência pelo engenheiro projetista, levando em consideração o tipo de operação que a aeronave realizará após ser construída), o que comprova que havia um aeroporto nas proximidades. Como não existem aeroportos em alto mar, o navio só poderia estar na costa de algum país (talvez os próprios Estados Unidos).

    2 – Ainda sobre Pirates of Caribbean, agora em terra firme, enquanto os atores estão em luta, passa um carro (no sentido de veículo motorizado) atrás de Johnny Depp e outros atores, bem ao longe.

    Pirates of Caribbean é um filme de época, sua estória se passa em um período em que não existiam veículos motorizados, nem terrestres nem aéreos, então estes podem ser considerados dois furos de edição. A equipe de edição deveria ter prestado mais atenção durante o processo de pós-produção e retirado os dois veículos da filmagem (penso que poderiam apagá-los digitalmente mas assumo que posso estar errado).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.