
Crédito: Qatar Airways
A companhia aérea Qatar Airways fez uma parceria com a SpaceX, de modo a enviar um par de bolas oficiais do Mundial de Futebol (Copa do Mundo) do Catar ao espaço.
Este evento realizado em Dezembro, serviu de promoção à empresa de serviços de internet, Starlink.

Crédito: SpaceX
As bolas, feitas pela Adidas, foram incluídas no primeiro estágio do foguetão Falcon 9.
Esse primeiro estágio atingiu 123 quilómetros de altitude (acima da Linha de Kármán), e depois reentrou na atmosfera terrestre para ser reutilizado.
Quando o estágio chegou ao solo, as bolas foram recuperadas e posteriormente foram enviadas para Doha, de modo a serem utilizadas no Mundial de Futebol (Copa do Mundo).
Estas não foram as primeiras bolas de futebol a viajar ao espaço: em 2017, uma bola de futebol recuperada nos detritos do vaivém espacial Challenger (que se desintegrou em 1986, durante o lançamento) foi levada para a Estação Espacial Internacional; em 2018, cosmonautas russos levaram duas bolas de futebol para a Estação Espacial Internacional antes do Mundial de 2018 na Rússia; em 2019, a SpaceX também levou várias bolas de futebol para a Estação Espacial Internacional, de modo a serem alvo de várias experiências científicas.
Estas são as chamadas bolas espaciais (SpaceBalls)!
Fonte: CollectSpace
Últimos comentários