Um enorme estrondo foi ouvido por milhares de pessoas em várias partes de Inglaterra, no passado dia 4 de Março.
Loud boom heard all across central England a few minutes ago at 12.12pm – reported in Leicester, Northampton, Towcester, Banbury, Bicester, Oxford… Facebook folk saying sonic boom but who knows? Made me jump anyways
— Matthew Teller (@matthewteller) March 4, 2023
A surpresa fez com que algumas pessoas pensassem que se tratava da explosão de uma bomba (a guerra ter chegado à Inglaterra) ou algo mais doméstico (como a explosão de uma caldeira, por exemplo) ou algo mais extraterrestre (como um meteoro).
As redes sociais encheram-se de mensagens de pessoas que vivem em solo inglês.
E a polícia também recebeu muitas chamadas.
We have received numerous calls in relation to a large explosion sound heard from various parts of the city and county. We like to reassure you that there is no concern however thank you for your immediate response to us.
— Leicestershire Police (@leicspolice) March 4, 2023
Na verdade, foram dois jatos da Força Aérea do Reino Unido, que tiveram que escoltar um pequeno avião que perdeu as comunicações.
Aquando da perda de contacto com o avião, prevenindo o pior, os jatos de caça Typhoon foram autorizados a voar em velocidades supersónicas até ao avião.
A explosão sonora (sonic boom) acontece quando os aviões/jatos viajam a velocidades superiores à do som (que é de cerca 1.225 km/h).
A esta velocidade, Mach 1, o avião faz o ar deslocar-se, criando ondas de pressão, que se comprimem bastante e posteriormente se libertam numa onda de choque.
Enquanto viaja a uma velocidade de Mach 1, o avião vai gerando essas ondas de choque, que originam as explosões sonoras ouvidas pelas pessoas no solo quando o avião lhes passa por cima.
Fontes: The Guardian, Skynews, BBC, Daily Mail.
Últimos comentários