No ano passado, em 2022, foram abatidas cerca de 200 milhões de aves no mundo, devido à gripe aviária.
Como diz na wikipedia:
A gripe aviária é a “doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, mas que pode infectar diversos mamíferos. (…)
O surto de 2005 de gripe aviária infetou pessoas no Vietnam, Tailândia, Indonésia e Camboja; e infetou aves em Laos, China, Turquia, Inglaterra, Alemanha (gansos e patos), Grécia e, mais recentemente, identificada em aves migratórias do Canadá. (…)
Em fevereiro de 2023, o Camboja reportou dois casos confirmados de gripe aviária do vírus H5N1 em humanos. Um deles foi letal, levando uma menina de apenas 11 anos à morte. As novas infecções do H5N1 em humanos gera uma preocupação ainda maior, visto seu índice de mortalidade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe aviária já atingiu 873 humanos ao longo das últimas décadas, sendo 458 casos culminados em morte.”
A França tem tido sucessivas vagas de gripe das aves, e a solução tem sido abater os animais. No entanto, o abate de uma enorme quantidade de aves penaliza economicamente os produtores (perdem os animais) e os consumidores (aumentam os preços da carne e dos ovos).
Por exemplo, no início do ano passado, foram abatidos 200 mil pintainhos nos Países Baixos, e 200 mil patos em França.
Nos EUA, 58 milhões de aves foram abatidas.
Devido a esta doença altamente contagiosa, a França quer criar e testar uma vacina contra a gripe das aves.
O alerta mundial para a gripe das aves – com o abate de centenas de milhões de animais – levou a que vários países já tenham concordado com a França: vai ter que se desenvolver as desejadas e eficazes vacinas.
Há alguns anos atrás, o desenvolvimento das vacinas não era uma prioridade. Porque ninguém queria saber da morte dos animais devido a essa doença. A vida dos animais não é importante para os Humanos.
Porque então as vacinas passaram a ser uma prioridade?
Porque os Humanos estão a sofrer economicamente com o abate de milhões de aves.
E porque existe algum medo que o vírus H5N1 possa sofrer uma mutação e leve a uma pandemia nos Humanos. A Gripe Espanhola, de 1918, que matou dezenas de milhões de pessoas, tinha genes vindos da gripe comum humana e da gripe das aves.
Assim, a vacinação dos animais só se tornou uma prioridade por motivos egoístas dos Humanos, e não para salvar animais.
Atualmente, vários países europeus e não só, estão a pensar desenvolver uma vacina eficaz e promover a vacinação em massa das aves.
Últimos comentários