Enorme bola de metal na praia

Crédito: NHK World – Japan

No final do mês passado, foi encontrada uma grande bola de metal numa praia no Japão.

A bola tem 1 metro e meio de diâmetro, é ôca por dentro, a sua superfície exterior tem uma côr amarelada/alaranjada, e estava na praia japonesa de Enshuhama, na costa do Oceano Pacífico.

Inicialmente, as autoridades não conseguiram identificar o objeto.
A polícia avançou com a possibilidade de ter explosivos no seu interior, mas uma análise de raios-X mostrou um interior vazio.
Outra possibilidade avançada pelas autoridades, é que o objeto podia servir para espionagem: caso tivesse sido colocado por entidades estrangeiras.

Crédito: XMiS10C4M6QthSG

Nas redes sociais, as “hipóteses” abundaram, desde um OVNI alienígena que caiu do céu, passando por um balão chinês metalizado para espionagem e pela mascote japonesa Chiitan, até aos objetos esféricos da série Dragon Ball.

Como a bola tem pegas, os especialistas perceberam imediatamente o que era: é uma boia de ancoragem/amarração, que se soltou e flutuou até dar à costa.

O oceanógrafo Uwe Send explicou que os oceanógrafos usam este tipo de boias para efetuarem pesquisas.
No Japão, estes objetos são sobretudo utilizados para amarrar navios.

O investigador Uwe Send concluiu, dizendo que não entende porque esta notícia foi transmitida com tanta paranóia ao redor do mundo, já que boias de ancoragem darem à costa são eventos relativamente normais: várias boias de investigação oceanográfica deram à costa na Califórnia e na Florida, nos últimos anos.

Fontes: The Guardian, The New York Times.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.