No início desta semana, escrevi sobre conspirações políticas, aqui.
Toda esta desinformação levou a uma invasão do Capitólio nos EUA.
Como consequência, mais de 1000 pessoas já foram processadas criminalmente.
Apesar de muita gente ainda estar à espera do julgamento, várias outras pessoas já foram presas. Uma das pessoas foi sentenciada com 10 anos de prisão!
Agora, outro exemplo de desinformação foi superiormente condenado.
Desde 2020, que a televisão FOXnews andava a disseminar a desinformação que foi a empresa Dominion (dona das máquinas de voto eletrónico nas urnas) que mudou milhares de votos a favor de Biden, fazendo com que Trump perdesse.
A Dominion processou criminalmente a FOXnews.
Os advogados da Dominion argumentaram que a FOX sabia a verdade, sabia que as eleições foram honestas, mas promoveu na televisão uma narrativa falsa, baseada em mentiras e conspirações, à custa da reputação da Dominion, com o objetivo de ter mais audiências.
Os advogados da FOX argumentaram que a televisão não sabia que eram mentiras, e que de qualquer modo, a sua liberdade de expressão era um direito consagrado na constituição.
Na audiência preliminar, as evidências estavam a ser tão devastadoras contra a FOXnew – com os seus apresentadores/jornalistas a dizerem nos programas de televisão que era tudo uma fraude eleitoral, mas em privado (em mensagens nos telemóveis) diziam que os defensores de Trump estavam a mentir -, que a FOXnews decidiu chegar a acordo antes de se saber mais informações devastadoras sobre a estratégia da FOXnews de promoção de desinformação.
A FOX acordou pagar 787 milhões de dólares (729 milhões de euros) à Dominion, o que é uma das maiores indemnizações de sempre em casos de difamação.
A desinformação ficou cara…
À saída do tribunal, o advogado principal da Dominion afirmou: “The truth matters. Lies have consequences” – “A verdade é importante. As mentiras têm consequências.”
1 comentário
Não adianta mentir, a verdade sempre vem à tona.