Após analisar várias propostas, a NASA escolheu uma parceria com a empresa de Jeff Bezos (da Amazon), a Blue Origin, de modo a que seja esta empresa privada a construir o módulo lunar da missão Artemis V, que irá pousar na Lua em 2029.
Este módulo será denominado: Blue Moon.
A Blue Origin irá receber cerca de 3,4 mil milhões (bilhões, no Brasil) de dólares para concretizar este empreendimento.
Assim, a Blue Origin precisará de projetar, desenvolver, testar e verificar a Blue Moon, para ambientes espaciais e lunares.
Espera-se que a Blue Moon pouse no Pólo Sul da Lua em 2029, onde os astronautas realizarão atividades científicas e de exploração.
Ao criar parcerias com empresas privadas (SpaceX e Blue Origin), a NASA espera que com o aumento da competição, os custos públicos para os contribuintes sejam menores, a inovação seja potenciada, a eficiência aumente, e a economia espacial se expanda.
A própria Blue Origin irá desenvolver o Blue Moon com parceiros como a Lockheed Martin, Northrop Grumman, Draper, Boeing, Astrobotic e Honeybee Robotics.
Fontes: NASA, Blue Origin, Reuters.
1 comentário
Em Portugal, entregar estas coisas aos privados, acaba sempre por ficar ainda mais caro.