O famoso programa 60 Minutes fez um segmento muito interessante sobre as mais de 300 turbinas existentes na costa da Inglaterra, mais precisamente em Grimsby, que têm como objetivo utilizar o vento de modo a produzir energia limpa.
O propósito final é fornecer eletricidade a mais de 2 milhões de casas por dia, a um baixo custo.
Este Parque Eólico de Hornsea, no Mar do Norte, com centenas de gigantes metálicas e brancas, parece saído de uma história de ficção científica.
Mas não é ficção. É a realidade criada com conhecimento científico.
Os empresários obviamente dizem maravilhas desta tecnologia.
A empresa que explora este parque eólico, Orsted, era uma empresa de petróleo e gás, mas decidiu apostar em energias renováveis.
Aparentemente é uma ideia brilhante.
Mas os custos são enormes. É bastante dispendioso construir, difundir e desativar tantas turbinas.
A manutenção das turbinas é essencial e constante.
A população local não beneficiou com os empregos (que requerem mão-de-obra qualificada).
E as contas de eletricidade da população de Grimsby subiram para o dobro.
A empresa Orsted responde a estas críticas dizendo que são necessárias mais algumas centenas de turbinas eólicas, de modo a que a eletricidade seja mais barata para os consumidores.
Curiosamente, o mesmo programa 60 Minutes, mas na Austrália, fez um trabalho de investigação semelhante sobre os parques eólicos Australianos.
Existem ambientalistas australianos a dizer que estas gigantescas turbinas eólicas não funcionam: porque não produzem eletricidade suficiente, têm custos enormes, matam pássaros, criam barulho constante, e pioram a vista da paisagem.
O famoso ambientalista James Lovelock foi um dos entrevistados.
Nas suas palavras: “Tem que se fazer alguma coisa para combater o aquecimento global, senão a Humanidade desaparecerá. No entanto, as turbinas eólicas não são uma resposta eficaz: a energia que produzem é insuficiente. A ideia é boa, simples e vistosa para os políticos. Mas na prática, não é útil”.
(podem colocar legendas automáticas em português, clicando no botão das definições)
Como conclui o programa: “A energia eólica tem sido publicitada como uma resposta barata para o aquecimento global. Ela é amiga do ambiente. No entanto, os resultados positivos são escassos, e até tem tornado a vida pior para as comunidades locais.”
2 comentários
E a solar? O que vem a ser dito pelos ambientalistas (mundo afora) sobre ela? Por aqui, conheço usuários dela que lhe são favoráveis e outros que são contrários, dizem que se arrependeram de instalá-la em suas edificações.
Author
Também é ainda ineficaz a grandes escalas.
O problema da tecnologia é que ainda não está tão avançada como gostaríamos 🙁