Borboletas

A CNN tem um segmento de 30 segundos entre programas, chamado Fast Facts, em que dá informação interessante sobre pessoas, animais, coisas, países, alimentação, etc.

Crédito: CNN

Gostei deste segmento sobre borboletas, onde é dito que:

– as borboletas são insetos.

– as asas de algumas borboletas são transparentes.

– o paladar das borboletas está nos pés. Elas têm sensores de paladar na palma dos “pés”. Assim, as borboletas “provam” as coisas com os pés.

– as borboletas não conseguem voar, nem quando está frio nem durante chuva forte.

Crédito: Ernie, wikipedia.

Outros aspetos interessantes das borboletas:

– o nome butterfly, em inglês, vem de butter, manteiga, e fly, voadora. Isto deve-se aos primeiros cientistas que estudaram as borboletas, terem notado que as suas fezes se pareciam com manteiga. Ou então deve-se ao facto de que na Idade Média, as pessoas acreditavam que as bruxas se transformavam em borboletas (e alegadamente as bruxas usavam muita manteiga).

– as borboletas passam por uma metamorfose completa do seu corpo ao longo da vida. Elas começam como larvas. Ao estado adulto, damos o nome de borboletas.

– os fósseis mais antigos de borboletas datam de há 56 milhões de anos atrás. No entanto, o antepassado comum das borboletas e das traças tem 200 milhões de anos.

– as asas coloridas das borboletas servem para camuflagem, mimetismo e apossematismo. O objetivo é poderem enganar os seus predadores. Claro que para nós, só o aspeto estético conta: elas são bonitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.