Desmascarar pseudo-medicina

Num artigo sobre a série Scooby-Doo, aqui, escrevi isto:
“(…) utilizando o cepticismo e tentando descobrir a razão para os fenómenos, chega-se à conclusão em todos os episódios que: não existem fantasmas, vampiros, e muitas outras personagens sobrenaturais; o que existe sim é sempre uma explicação natural para os fenómenos, que passa sempre por algum vigarista se aproveitar das crenças sobrenaturais para manipular os crentes.”

Há sempre uma explicação racional para os fenómenos, porque o pensamento crítico da equipa (sobretudo Velma e Fred) é excelente.

Daí ter adorado este meme, que nos diz que sob a máscara da “medicina alternativa” está sempre alguém que nega os factos, que nega as evidências, que nega os resultados das experiências duplamente cegas feitas a essas técnicas alternativas. Ou seja, está sempre alguém que prefere seguir a vigar… perdão, a pseudociência.

autor desconhecido

2 comentários

  1. No Brasil esse “monstro” conseguiu se adentrar na academia, com outro nome. Chamam de “Medicina Integrativa”, que nada mais é que a aplicação prática de várias “terapias” pseudocientificas, com a desculpa esquisita de propiciar um “tratamento holístico” ao paciente, vendo-o no “todo”.

    Muito lindo na intenção, e por isso os ingênuos aceitam qualquer “lixo quântico de cura” que aparece, mas na real iludem as pessoas.

    Isso se chama irresponsabilidade profissional na área médica.

    Assustador é ver muitas dessas “terapias” listadas na clínica médica do SUS, Sistema Unificado de Saúde, órgão público que atende a população mais carente e faixas etárias específicas com vacinação.

    Outro fato inacreditável é que parte da classe médica abraçou a Homeopatia, oficializando-a como prática médica oficial, e agora mais recentemente a Ozonioterapia, e de longa data a Psicanálise, uma das maiores fraudes (até rima com Freud) de todos os tempos.

    Mas enfim, esse país precisa ser estudado e tratado rsrs.

    1. Infelizmente, não é só no Brasil 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.