A Índia pousou com sucesso a sonda Chandrayaan-3 na Lua a 23 de Agosto de 2023.
A lander (no dia 4 de Setembro) e o rover (no dia 2 de Setembro) foram colocados a hibernar (sleep mode), como previsto, enquanto os cientistas esperavam pelo nascer-do-Sol na Lua, que aconteceria a 22 de Setembro.
Chandrayaan-3 Mission:
The Rover completed its assignments.It is now safely parked and set into Sleep mode.
APXS and LIBS payloads are turned off.
Data from these payloads is transmitted to the Earth via the Lander.Currently, the battery is fully charged.
The solar panel is…— ISRO (@isro) September 2, 2023
Infelizmente, desde aí, apesar dos muitos esforços indianos, não foi possível restabelecer a comunicação com o módulo de pouso Vikram e o rover Pragyan. Eles não “despertaram”.
Chandrayaan-3 Mission:
Efforts have been made to establish communication with the Vikram lander and Pragyan rover to ascertain their wake-up condition.As of now, no signals have been received from them.
Efforts to establish contact will continue.
— ISRO (@isro) September 22, 2023
Assim, parece que os instrumentos da missão indiana não terão sobrevivido à noite lunar…
Mais uma vez, isto era o esperado cientificamente. No entanto, havia a ténue esperança da missão surpreender pela positiva em termos de longevidade.
Os módulos da missão são movidos a energia solar. Como tal, foram concebidos para durar somente 1 dia lunar, ou seja, 14 dias terrestres. Obviamente, esse tempo já passou.
Além disso, esses instrumentos não foram concebidos para suportar as condições extremas da noite lunar (a temperatura pode ser inferior a -200ºC, onde a sonda pousou)
Por isso é que este desfecho era esperado.
No entanto, é sempre uma desilusão não batermos essas expetativas.
P.S.: eles até podem ter instrumentos a funcionar. Mas se o transmissor na lander não se conseguir ligar com a Terra, então para todos os efeitos não sabemos se eles despertaram ou não: para nós, é como se não despertassem (porque não temos forma de saber o oposto).
Últimos comentários