Alerta para fotografias de crianças

Crédito: Deutsche Telekom

A Telecom alemã, Deutsche Telekom, criou um anúncio espetacular de serviço público que anda a passar nas televisões alemãs.

O anúncio pretende alertar os pais para os perigos de partilharem fotografias dos seus filhos/as nas redes sociais.
Quando os pais fazem sharenting, partilhando imagens do seu filho/a numa festa de aniversário, numa viagem de férias, em casa, no desporto, etc, nem sequer se apercebem que essas mesmas imagens podem depois ser utilizadas, por exemplo, em grupos de pedofilia, para roubos de identidade, para outros fazerem bullying sobre o filho/a, etc.

A pegada digital dos filhos/as menores pode ser utilizada para o mal. E isso é responsabilidade dos pais, que partilharam essas fotos/vídeos dos filhos menores.

Este anúncio converteu-se numa campanha intitulada: #ShareWithCare

No anúncio, vemos uma filha, Ella, já adulta, a dizer que não consentiu que a sua imagem fosse disponibilizada ao mundo.
Os seus pais não protegeram a sua imagem, não protegeram a sua identidade e não protegeram a sua informação.
Sem o seu consentimento, as pessoas em que ela mais confiava (pais) foram precisamente as que a traíram, somente por causa de alguns likes.

Vejam a reportagem na TVI, aqui.

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 21/10/2023 at 21:48
    • Responder

    Eu já falava disso em 2008, quando entrei na internet e logo de cara meu primo me convidou para o Orkut (antiga rede social da Google que já não existe mais). Me fartei de ver fotos nossas de quando crianças partilhadas pelo meu primo, por minha tia, e um mundo de gente que eu nem conheço compartilhando e alguns até fazendo download de nossas próprias fotos infantis. Eu falava: “Cuidado que pedófilos existem. Para um deles baixar essa foto, modificá-la no computador e usá-la modificada para criar um perfil falso para atrair outras crianças não custa nada não. Não autorizo o uso de minha imagem de quando criança nem pela minha mãe.” E até hoje meu primo faz isso, posta fotos nossas quando crianças (mesmo com a minha constante desaprovação), dos filhos dele, dos amigos dele quando crianças, dos amigos dos filhos, enfim. O povo acha que não dá nada e segue fazendo isso. Quando a conversa engrossar, serei o primeiro a processar meu primo por uso cibernético não autorizada de minha imagem infantil, e não quero nem saber do grau de parentesco. Não quero foto minha adulto adulterada, de quando criança então, quero menos ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.