No passado dia 31 de Outubro, faleceu o antigo astronauta Ken Mattingly, com 87 anos.
Thomas Kenneth “Ken” Mattingly II foi um astronauta norte-americano que esteve três vezes no espaço: Apollo 16, vaivém Columbia e vaivém Discovery.
O seu maior feito foi provavelmente ser piloto do módulo de comando da missão Apollo 16 em 1972: ou seja, ficou em órbita da Lua, enquanto os seus dois companheiros caminhavam na superfície lunar.
Curiosamente, estava programado que a sua primeira missão ao espaço fosse em 1970, com a conhecida missão Apollo 13.
No entanto, 3 dias antes da missão os exames médicos detetaram existir uma probabilidade dele ter sarampo (que posteriormente não se confirmou: ele tinha estado em contato próximo com um astronauta que tinha sarampo por ter sido infetado por uma criança durante uma festa). Assim, ele foi substituído.
Quando o seu sonho (de ir ao espaço) se desfez, ele entrou numa depressão profunda.
No entanto, ao ficar em terra, ele foi essencial na ajuda que deu aos astronautas da Apollo 13, que estiveram quase a morrer após a explosão do tanque de oxigénio do módulo de serviço, quando iam a caminho da Lua.
Além de ter sido vital para a missão de salvamento da Apollo 13, Ken Mattingly conseguiu cumprir o seu sonho de ir ao espaço.
O que nos deixa a lição: por mais que pensemos que os sonhos estão destruídos, essa poderá ser somente uma desilusão temporária: o sonho foi somente adiado. Com trabalho e determinação, o sonho pode ser realizado mais tarde.
Últimos comentários