No passado dia 18 de Novembro de 2023, as redes sociais portuguesas “iluminaram-se” de imagens e relatos de avistamentos de clarões de luz nos céus de Portugal.
Vários relatos de vários pontos do país dão conta de algo que parece ter explodido na atmosfera e há imagens.
Alguém sabe do que se tratou? pic.twitter.com/iNjF8eSz3L— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 18, 2023
Curiosamente, não foi só em Portugal, mas por todo o sul da Europa, como Espanha, França e Itália.
https://t.co/plldAYVgnA
« J'ai vu une grosse boule de feu », une étrange lumière blanche dans le ciel des Landes— Sott.net Français (@SOTTnetFR) November 20, 2023
Obviamente, a “explicação” mais lida nas redes sociais era de que se tratava de um OVNI pilotado por extraterrestres…
No entanto, de forma racional, inicialmente pensou-se que a causa poderia ser o lançamento da Starship, da SpaceX, que se realizou no mesmo dia.
No passado, imagens parecidas são devidas a lançamento de mísseis, que por vezes perdem o controlo, como podem ver aqui, aqui e aqui.
Neste caso, foi a mesma situação.
O próprio exército francês confirmou que lançou um míssil balístico a partir de uma das suas bases no sudoeste do país. E esse míssil M51.3 explodiu nos céus durante o teste.
[#Dissuasion] Tir d’essai réussi pour le missile #M51
La DGA a coordonné et de conduit avec succès un tir d’essai de missile M51 sans charge militaire depuis son site de Biscarrosse.
Il s’agissait du 1er tir d’un missile #M51 en version M51.3.#NotreDéfense @Armees_Gouv pic.twitter.com/pqZy2LJLxD
— Direction générale de l'armement 🇫🇷 (@DGA) November 18, 2023
Ce soir, un tir d’essai d’un missile M51 sans charge nucléaire a été réalisé avec succès depuis le centre @DGA Essais de missiles de Biscarrosse.
Objectif ➡️Protéger les intérêts vitaux de la France en toute circonstance. https://t.co/nt9rchIEfX— Ministère des Armées 🇫🇷 (@Armees_Gouv) November 18, 2023
1 comentário
O povo adora enxergar pelo em ovo, infelizmente. Tem um astrofísico brasileiro trabalhando atualmente na Islândia como guia turístico para 3 fenômenos, Sol da meia-noite, Aurora boreal e os Vulcões não-cumes (que não explodem lava pra cima, apenas abrem fendas no chão por onde esta escorre) e direto tem gente enchendo seu saco para que ele “confirme” os supostos efeitos de interferência nos aparelhos elétricos aqui da Terra durante as chamadas explosões solares. O cara explica mil vezes que elas podem interferir APENAS nos satélites que estão no espaço (próximos do Sol) e no máximo nos brindar com novas imagens de Aurora, mas quem disse que os fanáticos por “teorias mirabolantes” acreditam nele?