“Mycoplasma pneumoniae é uma das menores bactérias conhecidas pelo ser humano. É causadora da pneumonia por Mycoplasma, um tipo de pneumonia bacteriana. Este microorganismo pode apenas sobreviver como parasita em outras células.” (in wikipedia)
“Micoplasmas são diferentes de outras bactérias porque não têm paredes celulares. (…)
Os sintomas de pneumonia devido a M. pneumoniae normalmente são leves, incluindo febre baixa, cansaço, dor de garganta e tosse. Esta infecção é às vezes chamada de pneumonia “andante”, um termo não médico para pneumonia leve que não requer repouso no leito ou hospitalização. Algumas pessoas sentem-se bem o suficiente para trabalhar e participar de outras atividades diárias. No entanto, o M. pneumoniae causa, por vezes, uma pneumonia mais grave que requer hospitalização.” (in MSD Manuals)
Esta uma das formas mais frequentes de pneumonia em idade infantil.
“A bactéria entra nos pulmões através do ar, transmitida através de gotículas de saliva ou respiração espalhadas por pessoas infetadas”. (in SIC Notícias)
A 22 de Novembro de 2023, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu uma declaração sobre o aumento de doenças respiratórias em crianças no norte da China. De acordo com a declaração, o sistema de vigilância de doenças respiratórias do país indicou um aumento nas consultas ambulatórias e internamentos hospitalares pediátricas por pneumonia causada por Mycoplasma pneumoniae.”
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à China mais informações sobre “focos de pneumonia sem origem definida” (a China não deu informações suficientes sobre isso) que supostamente se espalham entre crianças no norte do país.
Segundo reportagens veiculadas na imprensa local não alinhada ao governo comunista, hospitais pediátricos de algumas partes do país estão sobrecarregados pelo número de crianças doentes.” (in BBC)
A China atribuiu esse aumento à suspensão das restrições da COVID-19 e ao início da temporada de inverno. Sendo assim, era um aumento de casos esperado.
A OMS recomendou que a população Chinesa utilize máscaras, lave as mãos e tome as vacinas, nomeadamente a da gripe.
Últimos comentários