Arsenios Eznepidis nasceu na Grécia em 1924.
Em 1949, ele decidiu se tornar monge, numa cerimónia no Monte Athos. Ele adotou um estilo de vida ascético.
Entretanto ficou conhecido como Elder Paisios ou Paisios do Monte Athos.
Ele faleceu de cancro/câncer em 1994.
Foi canonizado (foi declarado Santo) em 2015, sendo agora conhecido como São Paisio Atonita.
Atualmente, devido a ideologias geopolíticas, algumas pessoas andam a tentar promover a ideia de que ele foi um profeta.
Os adeptos da Megali Idea sonham em unir “todos os Gregos” numa só Nação, recriando o Império Bizantino, juntando a atual Grécia, com a atual Itália, com a atual Turquia, o atual Chipre, Malta, etc. Os outros territórios (que não a Grécia) seriam conquistados/anexados.
Esta nova Nação seria gerida pela Igreja Ortodoxa.
Apesar de não ter quaisquer profecias escritas, os adeptos desta treta dizem que, através da transmissão oral, de boca em boca, em que uma pessoa diz a outra o que outra alegadamente lhe disse, Arsenios Eznepidis tornou-se um “Nostradamus Grego”.
Como atualmente existe uma guerra no Médio Oriente, então os treteiros dizem que ele profetizou a Terceira Guerra Mundial, que iria começar… no Médio Oriente… precisamente na Palestina, obviamente.
Alegadamente, os Russos irão entrar na Guerra, e Istambul irá cair (que é o que eles querem: a queda da Turquia).
Tal como o Nostradamus real, também este é interpretado para eventos atuais, que qualquer pessoa que não vive escondido numa caverna poderia “profetizar”.
Por exemplo, alegadamente ele profetizou a queda da União Europeia devido à saída do Reino Unido (mais uma profecia que só apareceu após o Brexit), o regresso de Donald Trump à presidência dos EUA (alguém tem visto as sondagens) e a gravidez da cantora Taylor Swift (que várias revistas côr-de-rosa também “profetizaram”).
Realço que nada disto são “profecias” dele. São interpretações atuais de supostas profecias misteriosas dele.
De qualquer modo, os seguidores do monge dizem que isto é tudo mentira: que ele nunca profetizou nada. Aliás, dizem que ele era apolítico: nem sequer falava de política nem queria saber.
O Mosteiro no Monte Athos, onde ele viveu, publicou um comunicado oficial onde diz que isto é tudo mentira (parafraseando): “Alguns alegam que o São Elder profetizou catástrofes. Isso é treta. Nenhum monge daqui alguma vez alegou isso sobre São Elder. Nenhuma pessoa aqui da comunidade alguma vez reportou esses eventos. Aliás, quem conhecia São Elder diz que ele ficaria chocado se Deus amasse assim tanto a Grécia (em desfavor de outros povos).”
No entanto, acéfalos nas redes sociais e “jornalistas” sem pensamento crítico continuam a disseminar estas mentiras sobre alegadas profecias, sem tentarem investigar os assuntos, como aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Últimos comentários