No dia 8 de Março de 2024, um habitante da Florida, EUA, apanhou um grande susto quando um metal lhe entrou pela casa dentro, tendo partido o telhado e perfurado dois andares da sua casa.
Por sorte, não apanhou nenhuma das pessoas que estavam em casa, nomeadamente uma criança que ficou a poucos metros de ser ferida com gravidade.
O objeto cilíndrico pesa cerca de 700 gramas , tem uma altura de 10 cm e apresenta uma espessura de 4cm.
Uma análise detalhada feita pela NASA revelou que este objeto era um pedaço da Estação Espacial Internacional (ISS): um fragmento de um suporte metálico de bateria utilizado na Estação.
Este suporte metálico tinha se soltado da ISS em Março de 2021 (aquando da substituição de baterias), tendo andado 3 anos em órbita da Terra, gradualmente descendo em direção ao seu destino.
Normalmente, estes pedaços são destruídos ao reentrarem na atmosfera terrestre. Mas este sobreviveu até à colisão com a casa.
Curiosamente já tínhamos falado deste assunto, aqui.
Na altura, referimos que era um conjunto de 9 baterias de níquel-hidrogénio usadas (chamadas de Exposed Pallet 9 – EP9), que foi largado pela Estação Espacial Internacional.
Na altura, tanto a NASA como a ESA assumiram que o objeto tinha sido totalmente incinerado na reentrada na atmosfera terrestre.
Um mês depois, e após as análises, percebeu-se que uma pequeníssima parte (pouco maior que um telemóvel/celular) sobreviveu à passagem pela atmosfera e atingiu a casa de um morador da Florida.
Últimos comentários