Cometa do Diabo

Crédito: Nielander

O cometa 12P/Pons-Brooks já andava a ser visto nos céus há centenas de anos, e até foi registado pelos Chineses no ano de 1385.
No entanto, a descoberta oficial deste cometa é atribuída a Jean-Louis Pons e foi feita a 12 de Julho de 1812. Em 1883, William Robert Brooks confirmou a descoberta desse novo cometa.

É um cometa periódico: o seu período orbital é de 71 anos.

Crédito: The Sky Live

A sua aparição anterior nos nossos céus foi no ano de 1954.
Durante a sua órbita, o seu periélio (o mais perto do Sol) mais recente foi a 21 de Abril de 2024, sendo a sua maior aproximação à Terra no dia 2 de Junho de 2024.
A próxima vez que irá ser visto nos céus da Terra será somente no ano de 2095.

Estima-se que o núcleo do cometa tenha cerca de 30 km de diâmetro.

Em Abril de 2024, este cometa esteve visível a olho nú nos céus do planeta, em locais escuros (sem poluição luminosa).

Durante a sua aproximação ao Sol, ao longo de alguns meses, o cometa teve algumas erupções/explosões (outburst) ocasionais, o que levou a aumentos repentinos de brilho: o resultado foi que se tornou mais visível.

Crédito: ESA

Essa aproximação ao Sol (aquecendo o cometa), que levou à sublimação do gelo cometário e ao largar das suas poeiras, fez com que ele parecesse ter dois chifres… que teve como consequência o seu apelido/alcunha: Cometa do Diabo.

A sua côr esverdeada deve-se à molécula dicarbono/carbono diatómico.