Tenho sido muito crítico do terrorismo climático, que tem existido em Portugal e um pouco por todo o mundo ocidental, como podem ler nestes artigos.
As autoridades judiciais do Reino Unido finalmente tiveram a atitude certa e condenaram a vários anos de cadeia os responsáveis pelas ações terroristas, após um julgamento que durou 2 semanas:
5 elementos do grupo “Just Stop Oil”, responsáveis por vandalizarem obras de arte, documentos históricos e património cultural, foram condenados a diferentes anos de prisão, dependendo da sua responsabilidade nas ações terroristas.
Na sentença, o juiz determinou que eles ultrapassaram a linha que separa o “ativista preocupado” do “total fanático por uma ideia”, causando problemas públicos de várias ordens.
O juiz também escreveu que o fanatismo deles fez com que eles ignorassem os direitos das outras pessoas, provocando o sofrimento noutras pessoas, só porque decidiram ser juízes em causa própria.
O caso levado a tribunal foi o facto deles terem, durante 4 dias, bloqueado a auto-estrada M25 que circunda Londres, provocando problemas de trânsito e causando transtornos a mais de 1 milhão de pessoas (mais de 700 mil veículos).
Em tribunal foram ouvidos testemunhos de pessoas que perderam os seus vôos, pessoas que faltaram a funerais de familiares, alunos que faltaram a exames escolares, uma criança com necessidades especiais que não conseguiu chegar a tempo de tomar medicação vital, um doente com cancro que teve que faltar a uma consulta vital para o seu problema, etc.
Fontes: The Guardian, Daily Mail, Daily Mail.
1 comentário
Finalmente um juiz sensato!