Hoje, nas pesquisas populares do Google, aparecem várias notícias sobre esta treta:
Tal como no caso dos “signos”, em que é tudo uma parvoíce (o Sol “passa por” 13 constelações, e não por 12, demora intervalos diferentes a “passar por” cada constelação, e estrelas a diferentes distâncias da Terra não têm qualquer influência sobre nós), também no caso de Mercúrio, cientificamente falando, é tudo uma forma de enganar as pessoas que não têm um mínimo de literacia científica.
Em primeiro lugar, Mercúrio não viaja de forma retrógrada. Todos os planetas andam “para a frente”, como podem ver aqui.
O que se passa é que, do nosso ponto de vista, como Mercúrio completa uma órbita ao redor do Sol mais depressa do que a Terra, por vezes parece que Mercúrio “anda para trás”.
Mas não é verdade. É só uma ilusão ótica baseada na nossa perspetiva.
Isto é puro geocentrismo psicológico, em que achamos que o nosso planeta está no centro do Universo, e tudo o resto anda à nossa volta.
Mas não está.
O que se passa é que quer a Terra quer Mercúrio orbitam o Sol.
Assim, o aparente movimento retrógrado (para trás) no céu, é só uma conceção errada, derivado da nossa perspetiva.
@ouniverso_ Movimento retrógrado de Mercúrio em relação a Terra. . . #universo #viral #universe #fypシ #fy #virall #fyyyyyyyyyyyyy #espaco #foryou #viraltiktok #vaiprofycaramba #viralvideo #fly #flypシ #ouniverso_ #astronomia #conhecimento #fisica #mercurio #terra #movimentoretrogrado ♬ som original – O Universo
O mesmo acontece com os outros planetas: eles têm movimentos temporários aparentemente retrógrados.
Da mesma forma que se estivéssemos em Marte ou Júpiter, veríamos a Terra a fazer um movimento aparentemente retrógrado.
São coisas normais, que acontecem várias vezes por ano, porque todos os planetas têm órbitas distintas e, assim, orbitam o Sol a diferentes velocidades.
Importante: isto não têm qualquer influência sobre nós.
Aliás, uma pedra na serra mais próxima de onde vocês vivem, tem muito mais influência sobre vocês do que o pedregulho a que chamamos Mercúrio e que se encontra atualmente a cerca de 99 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Neste ano de 2024, o planeta Mercúrio terá um movimento aparente retrógrado entre:
– 13 de Dezembro de 2023 a 2 de Janeiro de 2024;
– 1 a 25 de Abril;
– 5 a 28 de Agosto;
– 25 de Novembro a 15 de Dezembro.
Quem regista o movimento dos planetas e, consequentemente, prevê estas datas, é a astronomia!
Infelizmente, os astrólogos (e maus jornalistas) aproveitam-se deste conhecimento astronómico para inventarem tretas.
Não se deixem enganar: o movimento retrógrado é um movimento aparente, ilusório, e não tem qualquer influência na nossa vida!
1 comentário
E pensar que essa é uma questão tão simples, facilmente explicada durante o Ensino Médio/Secundário pelo professor de Física aplicando a seus alunos conhecimentos derivados da Mecânica Newtoniana (Newton descreveu boa parte do conhecimento que temos hoje sobre órbitas planetárias, e outros além dele que refizeram seus estudos continuaram essa descrição).