No passado dia 6 de Julho de 2024, uma tripulação de 4 voluntários saiu de um habitat que simula as condições marcianas.
Existirão 3 simulações semelhantes.
Esta foi a primeira tripulação da CHAPEA (Crew Health and Performance Exploration Analog).
A CHAPEA Mission 1 teve como voluntários: Kelly Haston (comandante), Ross Brockwell (piloto e engenheiro), Nathan Jones (médico), Anca Selariu (cientista).
Os 4 “astronautas-análogos” viveram num ambiente simulado, dentro do Centro Espacial da NASA, em Houston, Texas – Johnson Space Center.
O habitat – um “bunker” – foi feito com uma impressora 3D e assume-se como estando isolado de tudo o resto.
Ele foi denominado: Mars Dune Alpha.
Eles entraram no dia 25 de Junho de 2023, tendo completado 378 dias (terrestres) numa missão que pretende ser uma simulação da vivência em Marte.
Durante a estadia, além de simplesmente sobreviverem, realizaram várias tarefas semelhantes às que terão que fazer em Marte, como andar pela superfície Marciana (Marswalks), plantar vegetais, lidar com os atrasos nas comunicações com a Terra, resolver situações de emergência médica, explorar algumas características marcianas, etc.
O objetivo destas simulações é perceber como viver isolado noutro mundo pode afetar a saúde humana, quer a nível físico como psicológico.
Últimos comentários