Perseidas 2024

Na imagem vê-se um meteoro das Perseidas, o disco da Via Láctea, a galáxia de Andrómeda e poluição luminosa em Luhasoo, na Estónia.
Crédito: Martin Mark, wikipedia.

Entre os dias 17 de Julho e 24 de Agosto decorre a chuva de meteoros das Perseidas, que tem um pico entre a noite de 11 de Agosto e a madrugada de 13 de Agosto.

Para observarem qualquer chuva de estrelas ao longo do ano, não necessitam de qualquer equipamento astronómico: bastam os olhos. Devem estar num local escuro (sem poluição luminosa). E, claro, olharem para cima.
Além da observação à vista desarmada, aconselha-se muita paciência. O melhor é estar confortavelmente sentado numa cadeira reclinável, ou mesmo deitado na relva durante algumas horas.

A observação das Perseidas é uma das melhores anualmente, vista de Portugal.
No entanto, no Brasil, é difícil de ver, já que o radiante fica muito baixo no horizonte.

Crédito: Adrian West

As Perseidas existem devido aos pequenos pedaços de poeira deixados pelo grande cometa Swift-Tuttle entrarem na atmosfera terrestre, enquanto a Terra vai na sua rota ao redor do Sol.

O nome Perseidas deve-se ao facto dos meteoros parecerem provir da constelação de Perseus: ou seja, esta chuva de estrelas tem o seu radiante em Perseus.