Coordenadores do astroPT
- Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
- Licenciatura em Gestão de Empresas.
- Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
- Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin.
- Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento de astrobiologia (diversas ciências) e desenvolver o pensamento critico dos alunos.
- Foi Research Affiliate-Fellow na área da Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
- Trabalhou no Maryland Science Center, nos EUA, no Astronomy Outreach Project da Universidade de Glamorgan no Reino Unido, e recebeu dois prémios da European Space Agency (ESA) – Agência Espacial Europeia.
- Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
- Algumas actividades: Astrobiologia, Viagens Espaciais, Lua, 2012, OVNIs.
- Coordenador-geral do astroPT.
- Conceição Monteiro licenciou-se em Engenharia de Polímeros, na Universidade do Minho.
- Em 2009 trabalhou no projecto de Astronomia no Verão.
- Tem um fascínio especial por extraterrestres.
- Coordenadora de actualidades do astroPT.
- Dário S. Cardina Codinha frequentou o curso de Engenharia Biológica na Universidade do Algarve.
- Frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Biológica na Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais da Universidade do Algarve.
- Foi presidente do Núcleo de Engenharia Biológica da Universidade do Algarve.
- Frequenta a licenciatura em Biologia Celular e Molecular na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
- Interessa-se bastante em divulgar a ciência, sobretudo na área da Cosmologia.
- Mantém o blog Universo Paralelo.
- Coordenador de literacia funcional do astroPT.
- Profissionalmente é Administrador de Sistemas e Programador de Aplicações de Gestão.
- Entusiasta das séries de FC e Cosmos dos anos 80 que o fizeram gostar de astronomia.
- Astrónomo amador desde 1991, mas o interesse instala-se em ’94 com a observação da colisão do Cometa Shoemaker-Levy 9 em Júpiter.
- Em 1995 é co-fundador da ANOA (Associação Nacional de Observação Astronómica) onde dinamizou a astronomia de amadores em Portugal até 2002.
- Participou na construção dos observatórios da ANOA e do Observatório Astronómico e da Natureza António dos Reis em Vila Nova.
- É sócio gerente da empresa Galáctica – Astronomia e Óptica.
- Coordenador de astronomia amadora do astroPT.
- José Gonçalves tem uma licenciatura em Física (ramo educacional) pela Universidade do Porto.
- Mestrado em Física para o Ensino pela Universidade do Porto.
- Professor do ensino básico e secundário.
- Interesses em várias áreas da ciência (Física, Matemática, Engenharia) e em particular pela astronomia e Investigação Aeroespacial.
- Tem desde sempre uma grande curiosidade por diversos temas da astronomia, procura fomentar nas escolas o interesse e o gosto por esta área.
- Criador do sítio eufisica e proliferação deste em diversos sítios da web.
- Criador de simulações e tradutor (software e webpages).
- Experiência em aquisição de dados e manipulação dos mesmos pelo uso de algoritmos.
- Experiência em tratamento de imagem, fotografia, desktop publishing software, internet, webdesign, e outros tipos de software gerais ou específicos.
- Larga experiência em software e hardware.
- Coordenador de conteúdos multimédia do astroPT.
- Nuno Coimbra é developer profissional e “arquitecto” de aplicações informáticas, especialmente em plataformas Microsoft.
- Astrónomo amador desde 2001, apesar de sempre ter tido a paixão das estrelas. Usa habitualmente um telescópio dobson de 10” para as suas observações.
- Fundador e coordenador do (hoje inactivo) Grupo Polaris, no âmbito do qual tentava cativar as pessoas para a Astronomia.
- Coordenador informático do astroPT.
- Rui C. Barbosa gosta de se denominar historiador espacial, interessando-se pela Aventura Espacial Humana desde 1979.
- É autor do Boletim Em Órbita, a primeira publicação electrónica sobre Astronáutica e a Conquista do Espaço em português editada desde 2001.
- Licenciado em Física Aplicada (Ramo Óptica) exerce a profissão de Optometrista. Levou a cabo trabalhos de investigação em Fásica na área dos polímeros piezoeléctricos.
- É colaborador no sítio Astronomia no Zénite e NASASpaceflight.com, escrevendo neste último artigos na área da Astronáutica Chinesa.
- Divulgador na área da Conquista do Espaço e da História Espacial Soviética e Russa, tendo sido palestrante em diversos encontros relacionados com as Ciências do Espaço. Escreveu vários artigos sobre a Cosmonáutica Soviética e Russa.
- Presentemente leva a cabo vários trabalhos particulares, nomeadamente na área das Ciências da Visão, e encontra-se a levar a cabo um trabalho de investigação sobre o complexo mineiro dos Carris, dirigindo o blog www.carris-geres.blogspot.com.
- Membro da British Interplanetary Society.
- Em Setembro de 1995 foi mentor e concretizou o projecto de lançamento para a órbita terrestre a bordo do vaivém espacial Endeavour da bandeira oficial do Agrupamento 19 do Corpo Nacional de Escutas do qual faz parte.
- Coordenador de astronáutica do astroPT.
- Licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública no ano 2000, e fez o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas.
- Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de Cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas.
- Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia.
- Descobriu o interesse pela Astronomia na companhia do pai, que desde cedo o levou a apreciar o firmamento e a beleza de alguns fenómenos astronómicos.
- Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
- Mantém desde Janeiro de 2009 o blog Imperium Solis.
- Coordenador do sistema solar, do astroPT.
- Vera Gomes é licenciada em Relações Internacionais, com uma pós-graduação em Relações Internacionais: Segurança e Defesa
- Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, com a tese: “A influência da exploração espacial na politica internacional”
- Participou em várias reuniões internacionais na área de Política Espacial.
- Apresentou vários artigos em Congressos Internacionais relacionados com a História de Portugal no Espaço no século XX.
- Escreveu artigos de opinião na área de política espacial para jornais e revistas portuguesas.
- Mantém o blog Astropolítica.
Colaboradores do astroPT
- Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, é Bacharel (1991), Mestre (1993) e Doutor em Física (1996) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
- Professor da UFSCar desde 1992 e atualmente ocupa o cargo de Professor Associado no Departamento de Física.
- Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
- Membro do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM) e do Núcleo de Excelência em Materiais Nanoestruturados Fabricados Eletroquimicamente (NANOFAEL), nos quais desenvolve pesquisas na área de magnetismo.
- Realizou diversos estágios no exterior, em particular no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF – França) e na Université Pierre et Marie Curie em Paris.
- Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico – LAbI.
- Editor e fundador da Revista Eletrônica de Divulgação Cientítica – ClickCiência.
- Colunista da Ciência Hoje on-line (Brasil).
- Responsável pelo blog Por Dentro da Ciência.
- Autor do Livro “A busca pela compreensão cósmica – Crônicas para despertar o interesse pela Física e a Ciência em Geral” -Edufscar (2010).
- Fundou um Clube Astronomia amadora quando ainda era adolescente devido a sua paixão pela Física e Astronomia.
- Alberto Fernando é piloto de Linha Aérea e Instrutor de Voo.
- Interessa-se por História, filosofia e ciência em geral, bom como Astronomia e astronáutica desde a década de 60.
- Tem a paixão da observação visual.
- Aprendeu o céu, primeiro a olho nu, com a ajuda de cartas, depois com ajuda de um binóculo 16×70 que ainda utiliza, finalmente com um DOB de 8”.
- Agora observa com um Obsession de 15” equipado com ArgoNavis e ServoCAT.
- É membro do Grupo Atalaia e colaborador activo da página www.atalaia.org.
- Licenciado em Química Analítica (Universidade de Aveiro).
- Após ter experimentado o Ensino, resolveu dedicar-se a esta causa tendo realizado a sua formação pedagógica nas Escolas Superior de Educação de Santarém e de Viseu.
- Posteriormente, realizou um Curso de Especialização em Orientação Educativa (ISET).
- Tem um Mestrado em Ensino da Física (FCTUNL).
- Culpa Sagan pela sua paixão pela Astronomia e pela Ciência, e procura ensinar os alunos a, não só consumirem ciência, mas tendencialmente a verificarem ciência.
- Recorre habitualmente ao uso de telescópios óticos, telescópios robóticos como Faulkes Telescope Project (Hawaii e Austrália) e MicroObservatory Robotic Telescope Network (Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics).
- Alargando o espetro, usa também didaticamente a constelação de radiotelescópios europeus do EuHou (2 e 3 m) para procurar conhecer a nossa galáxia.
- Colabora também com a equipa do Ciência Polar (cientistas no ártico e Antártica) na realização de documentários de interesse didático e sente como principal vocação a divulgação e comunicação em Ciência”.
- Astrónoma, astronauta, arqueóloga, médica e veterinária foram algumas das profissões que Ana GP, “aka” Ana Margarida, quis ser quando fosse grande. Se pudesse, era tudo isso, mas acabou por se tornar Bioquímica, vanadista e uma das últimas Mestres pré-Bolonha em Biotecnologia.
- Licenciatura em Bioquímica.
- Mestrado em Biotecnologia.
- Formadora de módulos técnicos e científicos.
- A paixão pela Ciência, Leitura, Escrita e Comunicação nasceram com ela. Consta nos anais dos mitos de uma família com ramos na ciência, medicina e educação, que no dia do próprio nascimento, levada para o berçário, iniciou uma longa conversa com os seus companheiros de berço; não tem culpa que fossem todos uns bebés chorões…
- Foi investigadora no CCMar da Universidade do Algarve, tendo desenvolvido trabalho científico em torno da enzima “bomba de cálcio” e da importância do metal de transição vanádio nos sistemas biológicos, associada ao grupo Biovanadium da UAlg, à Universidad de Extremadura (grupo Mineros) e à Colorado State University (departamento de Química). Conseguiu ser a única a colocar na órbita do Laboratório de Bioquímica um disco voador, por escassos segundos, antes que este se estilhaçasse na parede em frente.
- Ao longo da sua formação académica, foi descobrindo que possuía uma vocação mais pedagógica e didática do que propriamente para ser um rato de laboratório. Assim, integra profissionalmente, desde há 6 anos, equipas pedagógicas de cursos de formação profissional, ministrando módulos diversos, desde os da chamada formação base (módulos STC – Sociedade, Tecnologia e Ciência) aos da componente técnica; entre estes últimos destacam-se Física, Química, Bioquímica, Cosmetologia e Anatomia. Já trabalhou com diversas turmas, dos 15 aos 60 anos, e com diversos tipos de público-alvo leigo.
- Habituada a integrar nas sessões de formação actividades ligadas à comunicação de ciência e à literacia científica, deu por si a desdobrar-se numa comunicadora de ciência com aspirações a comediante, jornalista e escritora (ainda não se decidiu). Para além disso, segue uma metodologia q procura visar o desenvolvimento de espírito crítico fundamentado, ao mesmo tempo que a aplica em si mesma e que vai calibrando o seu próprio cepticismo e “kit detector de tretas”.
- André Luiz Alves Rabelo é estudante de graduação no curso de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).
- Nasceu e mora na capital do Brasil, Brasília.
- Tem grande interesse pela pesquisa empírica em cognição social, psicologia evolucionista e neurociência social cognitiva.
- Tem muita admiração pela astronomia.
- Grande fã de Carl Sagan, que levou ao seu interesse pela astronomia.
- É autor do blog Ciência – Uma Vela no Escuro.
- Angelo Rober Pulici é Bacharel em Física pela Universidade Mackenzie, Especialista em Astrofísica pela USP e Mestre em Biofísica pela UNESP.
- Professor da UNIP e da UNIFEV nas áreas de Física, Química, Matemática e Engenharia.
- Administrador do site Cometografia.
- Responsável pelos blogs: Cometas, Revista Física e Cosmo Novas.
- António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência.
- Investigador do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra.
- Colaborador do Exploratório Infante D. Henrique, Centro de Ciência Viva em Coimbra.
- Colaborador do blog De Rerum Natura.
- Consultor Científico da empresa Take The Wind.
- Escreve sobre ciência e tecnologia regularmente na imprensa escrita regional de Coimbra e para várias associações de ciência.
- Participou na elaboração da exposição permanente “Segredos da Luz e da Matéria” do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra.
- Livros publicados : “Íris Científica”, ed. Mar da Palavra, 2005, integra o Plano Nacional de Leitura; “Caminhos da Ciência”, Imprensa da Universidade de Coimbra, (in press).
- Bacharel em Engenharia Química.
- Trabalhou em pesquisas na área de Processos Químicos e Biotecnológicos.
- Tem paixão pela Engenharia, Cosmologia e probabilidade de vida extraterrestre.
- Possui aversão a papos furados e tretas divulgadas em ferramentas criadas por cientistas e especialistas.
- Carlos Gandra é astrónomo amador desde 1998.
- Gestor de diversos blogs temáticos e comunidades online, ligados ao webmastering, webmarketing, astronomia, cinema, música, direitos dos animais, entre outros.
- Fundador do blog Astrónomo Amador, nomeado na gala dos Prémios ZON 2009 como um dos 10 melhores projetos do ano e 6º classificado nacional no concurso “Cria um Blog”.
- Aprecia muito mais as imagens “pobres” que capta pelo seu telescópio do que as imagens fantásticas, sem aspas, captadas pelos maiores telescópios do mundo.
- Melhor momento: a primeira vez que observou “ao vivo e a cores” os anéis de Saturno. Uauhh…
- Não dispensa a companhia do gato nas noites de astrofotografia… ou o gato é que não o larga.
- Cédric Pereira sempre foi curioso por natureza.
- Durante a sua licenciatura em Engenharia Mecatrónica pela Universidade de Évora, o interesse pela astronomia começou a ocupar grande parte da sua vida.
- Após a licenciatura ingressou na indústria automóvel e no seu tempo livre, observou e fotografou os vários objectos exóticos que existem no nosso universo.
- Desde aí, tem vindo a organizar várias sessões de astronomia para o público em geral.
- Ao fim de 4 anos de trabalho decidiu inverter o rumo da sua vida e abandonar a indústria automóvel.
- Actualmente é estudante do Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço, na Universidade de Coimbra.
- Também é colaborador no projecto de detecção de matéria escura Lux-Zeplin, pelo laboratório LIP-Coimbra.
- Algum do seu trabalho como astrónomo amador pode ser consultado em: http://www.cedricpereira.space
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
- Filipe Pires é licenciado em Astronomia pela Universidade do Porto, trabalha desde 1997 na promoção da Cultura cientifica e divulgação da Astronomia, e actualmente é coordenador do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, entre outras coisas é responsável pela programação do Planetário do Porto e produção de conteúdos.
- Filipe Pires será a face visível da colaboração do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, neste projecto. O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto é a maior instituição nacional de investigação na área da Astronomia e Astrofísica, com cerca de 30 investigadores doutorados e 16 alunos de doutoramento, que se dividem em 2 equipas: Origem e Evolução de Estrelas e Planetas; Galáxias e Cosmologia Observacional. Nas 2 ultimas avaliações, efectuadas por painéis internacionais independentes, o CAUP foi classificado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a nota máxima (excelente).
- César Filipe Couto Pinheiro é um astrofotógrafo amador, de paisagem e céu profundo.
- Considera-se um astrofotógrafo de quintal.
- É natural dos Açores (Ilha Terceira), onde os céus são uma excelência para fotografia de céu noturno devido à fraca poluição luminosa que se faz sentir nas ilhas, apesar de ter sempre que contar com a variável do Anticiclone dos Açores a atrapalhar as noites de captura de imagem.
- A sua principal relação com a Astronomia é na vertente fotográfica – a Astrofotografia -, em que o principal é a captura de conteúdo fotográfico de céu profundo e de toda a actividade do cosmos.
- Licenciado em Design Gráfico e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Leiria.
- Mestre em Fotografia pelo Instituto Politécnico de Tomar.
- Formações profissionais em Modelação e Animação 3D, Photoshop e CameraRaw e Animação e Motion Graphics pela Restart.
- Estágio pós universidade em Televisão, com formação profissional na área de vídeo e áudio.
- Trabalhou na extinta Ilford Swiss Imaging, em Qualidade e Controlo de materiais fotossensíveis a cores.
- Impulsionador de workshops e master classes em Fotografia na região, dando formação numa escola pública da região em Fotografia de Camara Escura, onde mantém também o único laboratório do género em todo o arquipélago, o projeto FocusAG (Facebook, Instagram, Astrobin, YouTube, Patreon).
- Realizou algumas exposições e trabalhos pontuais em instituições locais.
- Atualmente encontra-se a desenvolver o projeto do seu observatório destinado à Astrofotografia, o Observatório Astrográfico do Boqueirão, a título privado.
- Cristóvão da Silva Cunha nasceu na Suíça, mas veio muito jovem para Portugal. Uma vez no interior da beira alta, a paixão pela astronomia foi fácil. Maravilhado pelo céu, queria sempre saber mais. O eclipse do sol em Agosto de 1998 serviu de pedra de toque para um aprofundamento dos conhecimentos.
- O primeiro telescópio surgiu apenas em 2002. O segundo em 2004, e a estes outros se seguiram. Aos telescópios juntaram-se vários livros de índole científica,e bem assim, com a facilidade proporcionada pela internet, começou um périplo por fóruns e blogs para aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre as várias áreas científicas ligadas à astronomia.
- Estudou teologia na Universidade Católica do Porto e posteriormente em Itália. Encontra-se atualmente no Instituto Superior de Teologia de Viseu a concluir o curso de teologia tendo em vista a sua ordenação sacerdotal.
- O estudo da filosofia e da teologia, e bem assim da história das religiões proporcionou uma visão mais completa e cabal dos “problemas” levantados pelos séculos nomeadamente no que à ciência/religião dizem respeito.
- Apaixonado pelo céu, pela mitologia, e pela astrofotografia propõe-se a partilhar com a comunidade astroPT as suas “conquistas” nestes domínios, bem como, sob ponto de vista teológico, desfazer alguns mitos infundados com bases pseudo-bíblicas e apocalípticas.
- Recentemente com outros amigos astrónomos amadores da região centro, tem organizado alguns encontros onde se proporciona a partilha de conhecimentos e onde juntos se pode contemplar a beleza infinita do cosmos..
- Denise Maciel Selmo mora em São Paulo, Brasil.
- Professora de Inglês, e Astrônoma Amadora.
- Membro do Clube de Astronomia de São Paulo (CASP).
- Estudante de Astronomia, já fez cursos de Introdução à astrofísica do Sistema Solar, Fundamentos de Astrofísica, Evolução Estelar e este ano cursará Técnicas de Observação, e pós graduação em Ensino de Astronomia.
- Colaboradora para o Jornal Folha de São Paulo, caderno FOVEST para candidatos a ingressar em Universidades.
- Trabalha com crianças e adolescentes procurando implantar projetos que associem Inglês à astronomia e astrofísica e ampliar a presença da astronomia nos currículos escolares.
- Mantém o blog: Denise’s Blog Astronomia.
- Devanil Júnior frequenta o curso de Astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Periodicamente, trará informações relativas ao curso, mostrando como é a formação profissional de um astrônomo no Brasil.
- É vlogueiro de assuntos variados, entre eles, ciência em geral e Astronomia.
- Também é blogueiro e escreve desde a vida pessoal, à política e ciência. .
- É da geração em que o interesse por ciência surge na ficção científica como Guerra dos Mundos e a série The Universe do History Channel. Mesmo assim, é fã declarado de Carl Sagan, a principal fonte de inspiração para seguir a carreira.
- As principais áreas científicas de interesse são: astronomia, biologia, neurociência e psicologia evolutiva e cognitiva. Mesmo assim é fascinado por quaisquer outras áreas.
- Diana Barbosa é bióloga e comunicadora de ciência.
- Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1999), ramo de Biologia Animal Aplicada.
- Obteve o Diploma de Estudos Avançados em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (2005) na Universidad de Valencia, em Espanha.
- Estudante de doutoramento na Universidad de Valencia e no CIBIO-Universidade do Porto (Behaviour and Reproductive Isolation in Iberian Lacertid Lizards).
- Colaboradora do blog de divulgação literária e científica Armarium Libri.
- Em 2011, trabalhou na exposição A Evolução de Darwin, organizada pelo CIBIO-UP e a Fundação Calouste Gulbenkian.
- Colaboradora no Ciência Viva no Verão.
- Entusiasta da divulgação da cultura científica, fascinada pelo estudo da evolução, pela origem de crenças e mitos e pelos movimentos anti-científicos e pseudo-científicos. Nega sempre, à partida, uma “ciência” que não conhece!
- Gerardo Furtado é professor de biologia no ensino secundário.
- É autor do blog Biologia Evolutiva.
- Escreve ficção e não ficção, especialmente divulgação científica.
- Interessa-se não só pelas ciências da vida mas pelos mais diversos ramos da ciência, e é encantado por tudo que tenha a ver com a exploração do espaço, desde o projeto Mercury até à Estação Espacial Internacional.
- Gonçalo Sena Costa é engenheiro em telecomunicações.
- Tem mestrado integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade Nova de Lisboa.
- Especial interesse em cepticismo, humanismo secular, ciências e (para efeitos de entretenimento) pseudociências.
- Orgulhoso mergulhador autónomo e coleccionador de lego StarWars.
- Criador e editor da página: Powered by Reason.
- Gustavo Rojas é físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
- Bacharel em Física, Mestre e Doutor em Astronomia.
- Pesquisador na área de astrofísica estelar.
- Editor da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia.
- Representante brasileiro do Galileo Teacher Training Program e do ESO Science Outreach Network.
- Desenvolve atividades de divulgação científica junto ao Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar, dentre as quais o videocast “O Céu da Semana” e o programa radiofônico “Paideia”.
- Hemerson Brandão é jornalista profissional e escreve sobre astronomia, ciência em geral e saúde.
- Tem 30 anos e mora no Brasil, na cidade de São Paulo.
- É astrônomo amador desde os 11 anos.
- Desde 2000 faz divulgação científica na internet, principalmente sobre astronomia, astronáutica e ciências afins.
- Em 2003 criou e foi editor-chefe, durante 4 anos, da Revista Macrocosmo, a primeira publicação eletrônica e gratuita de divulgação da astronomia no Brasil.
- Atualmente é freelancer, escrevendo textos para revistas, sites e assessorias de imprensa.
- Licenciado em Fisica e Matematica Aplicada – Astronomia.
- Mestrado em Astrofisica.
- Actualmente aluno de doutoramento em Astrofisica na área de evolução de galáxias e Visiting Lecturer na Universidade de Hertfordshire, UK.
- Foi também Astrónomo de Suporte no telescópio Isaac Newton em La Palma.
- Tem-se dedicado à divulgação científica durante mais de 10 anos (Grupo GIRA, Centro de Astrofisica da UP, STEM ambassador no UK, Observatorio de Bayfordbury…).
- Joana Marques é comunicadora e educadora de ciência.
- Licenciou-se em Física pela Universidade de Coimbra.
- Foi presidente da Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Associação Académica de Coimbra (SAC).
- Trabalha em divulgação de ciência há cerca de 12 anos, tendo já desenvolvido mais de 100 actividades educativas.
- Nos últimos 5 anos foi membro do Sector de Educação do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
- Neste momento está envolvida em vários projectos de divulgação de Astronomia e educação em ciências na UFSCar, no Brasil.
- João Coutinho é licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa.
- Mantém um interesse activo não só pelo conhecimento científico em várias áreas, desde a biologia à cosmologia, como pela ciência em si própria.
- Considera que a ciência não explica tudo mas que as melhores explicações que temos são as cientificas.
- Considera que a humanidade enfrenta desafios que requerem uma boa compreensão das nossas opções e que para isso é preciso uma boa divulgação cientifica.
- Exerce clínica de pequenos animais. Defende a medicina baseada na ciência, seja veterinária ou não.
- Licenciatura e Mestrado em Desporto pela Faculdade do Desporto – Universidade do Porto.
- Em fase final de Doutoramento em Actividade Física e Saúde (Factores de Risco das Doenças Cardiovasculares) pela Faculdade do Desporto – Universidade do Porto.
- Coordenador da Licenciatura em Desporto e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Leiria.
- Lecciona as unidades curriculares de Fisiologia do Exercício e de Avaliação e Prescrição do Exercício.
- Astrónomo amador desde Julho de 2005.
- Observa regularmente (quando “o tempo permite”) com um C11 ou um Takahashi FS-102NSV.
- Autor do blog My Sky para registo da actividade de astrofotografia.
- Hobbies: Astronomia e tocar guitarra.
- Astrónomo amador desde 1996.
- Membro-fundador do antigo grupo de astronomia amadora “Proxima Centauri” e membro-fundador da Associação de Astronomia Alpha Centauri de Coimbra.
- Possui um LX90 de 8” da Meade e um binóculo Meade 10—50.
- Licenciatura no curso Professores de Educação Musical do Ensino Básico. Professor na mesma área.
- Formação em vários cursos nas Universidades de Manchester e Central Lancashire, Inglaterra, no sistema e-learning.
- Mestrado em Ensino da Astronomia, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Procura divulgar a Astronomia em sessões de observação, palestras, e muitas das vezes junto de amigos interessados nessa área.
- Apesar de acreditar 100% na Ciência, não deixo de ser religioso, muito embora reflicta com alguma frequência sobre a divergência entre esses dois campos. É especialmente *céptico* relativamente à Astrologia, tendo gosto em (tentar) debater assuntos relativos a Esoterismo vs Ciência.
- Blog Astronomia para todos.
- João Lourenço Monteiro é Biólogo e Comunicador de Ciência.
- Licenciado em Biologia (2008) e Mestre em Biologia do Desenvolvimento – com tese em História das Ciências (2010), pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
- Monitor na exposição “A Evolução de Darwin” (F.C. Gulbenkian, 2009 & Universidade do Porto, 2011).
- Colaborador em diversos projectos de divulgação de ciência: “Ciência Viva no Verão”, “Ciência na Imprensa Regional”, “Ciência com Todos”, entre outros.
- Organiza eventos de divulgação científica em escolas e escreve para a imprensa.
- Membro co-fundador do Armariumlibri e actualmente da Comcept.
- João Nascimento é Investigador OSINT, e um Analista de Cibersegurança.
- Reverencia a filosofia, ainda que considere que a mesma tem uma contribuição limitada para a ciência moderna.
- Devorador de livros e apaixonado pelo conhecimento.
- Polímata por natureza.
- Formação académica em Informática e Física.
- Entusiasta da vida animal, com uma predileção por cães.
- Escritor entusiasmado.
- Humanista secular, vendo na ciência mais do que um método, mas um padrão ético.
- Mantém o blog Food 4 Thought.
- Amante da ironia como uma força metafísica.
- João Paulo Vieira é Licenciado em Arquitectura e actualmente exerce a actividade de Professor.
- Mestrado em “Ensino da Astronomia” pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 2004.
- Presidente da ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.
- Director do “Observatório Astronómico de Gualtar”, em Braga.
- Monitor regular no programa “Astronomia no Verão, desde 1998, e coordenou diversos projectos “Ciência Viva”.
- Dedica-se à astrofotografia do céu profundo e à fotometria de Exoplanetas.
- Formador acreditado na área de “Astronomia”.
- Autor do livro “Astronomia num Minuto” e co-autor de vários artigos e publicações sobre Astronomia, Astrofísica, Ensino de Ciências e Astrofotografia.
- Joaquim Farias nasceu e vive em Uruoca, Ceará, Brasil.
- Estudante de licenciatura em matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sobral, Ceará).
- Professor de matemática.
- Interessado por ciências em geral, em especial pela Astronomia, há mais de uma década.
- Futuro graduado em Astronomia, com especial atenção à astronomia extragaláctica.
- Astrónomo amador desde 2008.
- Fã da série Cosmos de Carl Sagan.
- Divulgador científico na página do Facebook da Espaço Astronômico e no site do projeto “Ciência e Astronomia”.
- Jonatas A. Silva é Analista de Sistemas.
- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
- Técnico em Informática.
- Algumas Atividades: Desenvolvimento de Sistemas, Sites, Computação Gráfica, 3D.
- Mantém o blog Domínios do Sol.
- Tem paixão por astrobiologia, astronomia, astronáutica e planetologia.
- Utiliza a imaginação para criar mundos potencialmente possíveis no Universo e alguns até potencialmente prováveis.
- Jorge Mota Almeida é astrónomo amador desde 2000. Possui um dobson de 8” e um PST (telescópio solar).
- Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores – Telecomunicações pela Universidade de Coimbra.
- Licenciatura em Biologia/Geologia.
- Leccionou em várias escolas secundárias.
- Formação em Entomologia Forense e Aracnologia.
- Foi colaborador de gabinete médico-legal.
- Fascinado por eclipses e com vista ao Mirovedenie – estudo do Universo.
- Fanático de macrofotografia que pode ser apreciada em http://www.flickr.com/photos/superegnum/.
- Licenciado no ensino da Física e Química pela Universidade do Minho.
- Mestre em Ensino da Astronomia pela Universidade do Porto.
- Desde 1999 que trabalha no projecto da Astronomia no Verão e faz regularmente acções de divulgação da Astronomia em Escolas do Ensino Básico e Secundário.
- Tem participado em vários projectos do Ciência Viva no âmbito da Astronomia e da Física.
- Professor da Escola Secundária de Caldas das Taipas onde é coordenador do projecto Laboratório no espaço (virtual).
- Autor do livro “Astronomia num minuto”, editado em 2009 por motivo da celebração do ano Internacional da Astronomia.
- Membro fundador da ORION e colaborador em diversas actividades desenvolvidas no Observatório Astronómico do Minho.
- Coordena atualmente vários projetos eTwinning de índole científica no campo da Astronomia e da Física das particulas.
- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães.
- Pós-graduação em Comunicação, Publicidade e Marketing.
- Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Educação de Adultos.
- Formador freelancer de Inglês.
- Interessa-se por astronomia desde a infância; um interesse que se transformou num hobby mais sério com a aquisição de um telescópio em 2014, mais recentemente substituído por um Dobson de 10”.
- Gosta de explorar por catálogo, tirar notas sobre os objetos que observa e acumular impressões de observações memoráveis, num misto de prazer intelectual e estético.
- José Galisi Filho, 48 anos, é jornalista, com especialidade na crítica cultural romântica conservadora e civilizacional, na estética do idealismo alemão e de Theodor W. Adornoe.
- Tem Doutoramento pela Universidade de Hannover (2003), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1995), e Licenciaturas em Letras e Direito pela Universidade de São Paulo (1988, 1985).
- Foi colaborador do caderno cultural Mais! da Folha de São Paulo, entre 1998 e 2010, bem como de diversos mídias brasileiros (Veja, Isto É, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Revista Bravo, Revista República).
- É atualmente colaborador do site Trópico – Idéias de Norte a Sul.
- Vem se especializando, nos últimos anos, em jornalismo científico, focalizando temas como a Cosmologia de Immanuel Kant, o futuro da exploração espacial, a história da Grande Ciencia do pós-guerra e do complexo industrial militar em sua simbiose com a política na Guerra Fria, bem como, em colaboração com o Departamento de Imprensa do Institut für Astrophysik do Max Planck, em Garching, vem desenvolvendo um projeto de analisar a dualidade e conflitos entre as duas principais culturas científicas da atualidade, a saber, entre astrofísicos e físicos de alta energia, inspirado na sociologia do conhecimento da Profa. Karin Knorr Cetina.
- É apaixonado pelo programa Horizon, da BBC, há quase cinco décadas no ar, e sua linguagem revolucionária em reconstruir e metaforizar o cutting edge do conhecimento, seja por uma ideia ou uma imagem, num limite nunca antes experimentado pela TV aberta. O formato único do programa, focalizando o aspecto pessoal, humano e falível do processo de conhecimento, não só inspirou gerações de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, bem como jornalistas que procuram reiventar os temas de uma nova sociedade do conhecimento, em especial, nesta Idade de Ouro da Cosmologia. Três episódios que impregnaram a sua visão de mundo: Farewell Fantastic Venus (1995), Fermat’s Last Theorem (1996) e certamente a melhor entrevista científica de todos os tempos em TV, o saudoso Richard Feynman em The Pleasure of Finding Things Out (1981).
- José Augusto Matos é divulgador e formador em astronomia.
- Astrónomo amador desde os anos 80 e possui um SCT de 8”.
- Fez a sua formação em astronomia na Universidade de Lancashire, no Reino Unido.
- É comentador da RTPN e da Rádio Renascença em questões de astronomia e exploração espacial.
- É autor do blog “O radiante” sobre astronomia.
- Trabalha no setor de segurança privada.
- Interessado na área de tecnologia, segurança e principalmente astronomia.
- Desde criança que é apaixonado por astronomia por influência dos pais.
- Curioso e observador do céu.
- Autor do blog: Imagens do Universo.
- Leandro Guedes é Astrônomo, brasileiro, e trabalha na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, local onde mora.
- Fez mestrado em Astrofísica Extragaláctica.
- Atualmente dedica-se ao doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.
- Divide seu tempo entre pesquisa e divulgação no blog Astronomia.Blog.Br
- Luís Lopes é professor no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Licenciado em Matemática Aplicada/Ciência de Computadores e doutorado em Ciência de Computadores.
- É astrónomo amador desde 1983 e tenta cativar o interesse das pessoas para a astronomia e para a ciência em geral.
- Observa regularmente com o um refractor de 85mm e um SCT de 203mm e segue atentamente as novidades nas áreas da astronomia e da astrofísica.
- Manuel Rosa Martins é pós-graduado em Economia e Gestão de Ciências pelo Chartered Institute of Linguists.
- Seguidamente tirou nova pós-graduação em Economia e Gestão e em Ciência Computacional na The Open University, no Reino Unido.
- Mas como gosta mesmo é de Poesia e de Matemática, então é doutorando de Física de Partículas.
- Neste campo, talvez por percurso e por gosto, dedico-me à abordagem da Mecânica Digital.
- Pratico uma modalidade de desporto sem nome, que é tomar banho no mar-alto à noite para ver as estrelas e o fito plâncton. O meu melhor até agora foram 4135 metros de Oceano por debaixo e 13.7 biliões de anos-luz de universo por cima.
- Licenciatura em Genética e Biotecnologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
- Actualmente encontra-se a frequentar o mestrado em Biotecnologia para as Ciências da Saúde.
- Nos tempos livres gosta de promover o cepticismo, naturalismo e pensamento crítico.
- Colabora na Comcept dedicado ao cepticismo.
- Marco Santos é jornalista e blogger.
- É autor do Bitaites, um blogue pessoal de carácter generalista onde concilia as suas grandes paixões: a escrita, a leitura, o jornalismo, a música, a fotografia e a ciência.
- É um leigo com uma enorme respeito e reverência pelo conhecimento.
- Gosta de pensar que a primeira obrigação do Jornalista não é fazer perguntas, mas compreender as respostas.
- Funcionário Publico Federal.
- Divulgador e admirador da astronomia.
- É autor do blog: Astronomia e Universo.
- Maria João é jornalista e blogger.
- Licenciatura em Ensino da Biologia e Geologia – variante Biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
- Pós-graduação em Gestão Empresarial no INDEG/ISCTE.
- Mestre em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.
- É autora do Daily Science News, blogue onde escreve as notícias que não pode escrever no dia-a-dia profissional.
- Com tantas voltas que já deu na vida, acabou por se especializar em Jornalismo de Ciência e Saúde.
- Tem uma paixão assolapada pelo E.T. e o desejo secreto de um dia ver um Triceratops ao vivo e a cores (coisa que, até ao momento, se tem revelado impossível).
- Licenciado em Engenharia Física (2008) e mestre em Física (2010) pela Universidade de Aveiro.
- Doutorado em Física (2014) pelas Universidades do Minho, Aveiro e Porto (MAP-fis).
- No projecto de licenciatura estudei o efeito de maré em hot jupiters (planetas extra-solares de tamanho comparável ao de Júpiter, mas que são “hot”, ou seja, encontram-se perto das estrelas que orbitam).
- Na tese de mestrado e no doutoramento dediquei-me ao estudo da dinâmica de redes neuronais, o que envolveu física de redes complexas, transições de fase e fenómenos críticos, processos estocásticos, sistemas não-lineares, bifurcações, ressonância estocástica, entre outros. O meu trabalho tem sido uma sobreposição de Física e Matemática com aplicação nas Neurociências.
- Os meus interesses principais em Física são alimentados por duas questões centrais: como é que o universo funciona? E, em particular, como funciona o cérebro humano?
- Sou autor do blog Sophia of Nature.
- Mário Sérgio Teixeira de Freitas é professor de ensino superior na UTFPR-Curitiba, Brasil.
- Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná.
- Mestrado e Doutorado em Física Teórica pela Universidade Federal do Paraná.
- Desenvolve pesquisa em Ensino de Física, na linha de estimular a criatividade do estudante na aprendizagem de Ciências, articulada com actividades de divulgação científica e cultural.
- Fotógrafo e astrónomo amador filiado ao CACEP.
- Observou os eclipses solares de 29/3/2006 na Turquia, e de 11/7/2010 na Ilha de Páscoa.
- Astrofotógrafo e Astrónomo amador desde 1998, dedica-se à fotografia astronómica, tendo-se especializado no registo de paisagens astronómicas “Skyscapes”. As suas imagens pretendem revelar a indissociável e sublime ligação existente entre o Céu e a Terra.
- Ao longo dos últimos anos, Miguel Claro tem participado e promovido sessões de observação e palestras públicas, nomeadamente em escolas e nas lojas Fnac, onde também colabora na área de laboratório e fotografia. Foi também o autor e criador do site Astroarte em 2002, e mais recentemente do site Photography by Miguel Claro, onde expõe e partilha todo o seu trabalho no âmbito da astronomia, Astrofotografia e Astroarte Digital.
- Colabora ainda com diversos artigos na área do Espaço para a revista portuguesa Flight Magazine, onde tem uma secção mensal em “Full Page” dedicada à astrofotografia e intitulada: “O Céu Visto da Terra”. A revista de conteúdo Aéreo e Espacial encontra-se à venda nas cidades portuguesas aeroportuárias, assim como na África Lusófona e Brasil.
- Internacionalmente conta ainda com dezenas de imagens publicadas em revistas como, a Astronomy, Sky and Telescope, Astronomy Now, Practical Astronomer, Ciel et Espace, Astronomie, Astronomia, assim como várias imagens distinguidas como Picture of the Day e Lunar Photo of the Day em diversos websites de referência, como o Spaceweather, LPOD e EPOD e na NASA, como Astronomy Picture of the Day APOD.
- Várias imagens da sua autoria podem também ser vistas na Guest Gallery do TWAN, o projecto especial do AIA2009 intitulado, The World at Night e dirigido por Babak A. Tafreshi.
- Podem ver alguns dos seus trabalhos, entrevistas, e publicações internacionais, clicando aqui.
- Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico.
- Descobriu o interesse pela astronomia muito cedo ao ler/ver as obras de Carl Sagan.
- Interessa-se por ciência, tecnologia, divulgação científica e educação.
- É autor do blog: Mundo Infestado de Demónios.
- Miguel Pedroso é estudante e interessa-se principalmente pela área de Ciências Naturais e Tecnologias.
- É astrónomo amador desde 2009.
- Em 2010 é um dos fundadores do projecto Tugastro, um site dedicado às notícias, informação e discussão sobre a astronomia. Para além disso, pretende aprofundar os seus conhecimentos na área de astronomia, paralelamente à realização deste projecto.
- Usa um telescópio Celestron Astromaster 70 EQ e talvez possa adquirir um Celestron NexStar, no futuro.
- Tem como grande interesse a Informática onde desenvolve software e tem um site com os seus projectos – www.miguelpedroso.com
- Tirou a Carta Europeia de Condução em Informática (ECDL) quando tinha 12 anos.
- É também dono do site mpcrysis.com que é destinado a uma comunidade de gamers.
- Professora da Rede Estadual de Ensino e Ensino Privado.
- Graduação em Ciências 1º Grau. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra”.
- Graduação em Química. Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
- Curso de Pedagogia – Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz.
- Curso de Aperfeiçoamento em Física e Química para 1º grau- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.
- Curso de Especialização em Química para professores do Ensino Fundamental e Médio- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.
- Participou do Grupo de Estudos Tópicos de Física Moderna no Ensino Médio- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.
- Curso EREA – Encontro Regional de Ensino de Astronomia.
- João Nuno Machado encontra-se a frequentar a licenciatura de Bioquímica na Universidade do Minho.
- Interessa-se por diversos domínios da Ciência, sendo que aqueles que lhe chamam mais a atenção são a Biologia e a Química.
- Acha particularmente interessante a questão da origem e evolução da vida na Terra.
- Mantém o blog Quem diria!
- Licenciatura em ensino da física e da química e mestrado em didáctica das ciências.
- Professora do ensino básico e secundário.
- Interesses em várias áreas da ciência (química, física, matemática, biologia, história) e em particular pela astronomia e química orgânica.
- Desde sempre uma curiosa por diversos temas da astronomia, procura fomentar nas escolas o interesse e o gosto por esta área.
- Mantém o blog Quarks e Gluões.
- Engenheiro Informático na EFACEC, na área de Automação.
- Licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
- Colabora na gestão de alguns sites sobre os mais variados temas do seu interesse.
- Astrónomo amador desde o fim do milénio passado, o interesse pela astronomia cresceu ainda mais com a aquisição do seu primeiro telescópio em 2002.
- Colabora pontualmente em actividades de divulgação da astronomia dedicadas ao público em geral.
- O seu objectivo é o de sempre desde que descobriu o gosto pela Astronomia: descobrir mais sobre o que há “lá fora”. Porque se para alguns o céu é o limite, para ele é apenas o início…
- Paulo Ferreira de Almeida tem 42 anos e reside em Viseu.
- Profissionalmente é Técnico Administrativo e Técnico de Informática.
- Astrónomo amador desde 2004, depois de ter assistido a uma observação do José Matos.
- Pertence a um grupo em Viseu, que costuma realizar observações em Vila Nova de Paiva no parque Arbutos do Demo.
- Profissional de informática desde 1987, com conhecimentos diversificados nas áreas de Mainframe e microsistemas. Actualmente, desenvolve aplicações em linguagem Progress (Base de Dados relacional).
- Dinamizador da blogosfera e divulgador científico na área das comunicações espaciais.
- Mentor do blogue Transponder Clube de Portugal.
- Desde 1979, entusiasta das comunicações de rádio. Obteve a licença de radioamador em 1993, com o indicativo CT1ETE.
- Foi o primeiro radioamador de Portugal Continental a contactar a Estação Espacial Internacional (ISS), contacto estabelecido com Susan Helms, astronauta da NASA, em 23 de Junho de 2001.
- Vários contactos em modos digitais e em fonia com a Estação Orbital Russa MIR e com a Estação Espacial Internacional (ISS), bem como através de vários satélites de amador, especialmente os LEO (Low Earth Orbit).
- Adepto das comunicações com baixas potências e em operação móvel e portátil.
- Principais hobbies: Radioamadorismo, Astronomia e Simulação Aérea.
- Licenciado em Estudos Artísticos e Culturais pela Faculdade de Filosofia de Braga, UCP.
- Mestrando em Comunicação, Arte e Cultura, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.
- Membro de: AOIR (Association of Internet Researchers) e SPCV (Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos).
- Técnico em Eletrônica – Instituto Federal Sul-Riograndense – Pelotas/RS.
- Técnico em Informática – Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati – Rio Grande/RS.
- Cursando Licenciatura em Física – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas/RS.
- Cursando Evolução Estelar – Observatório Nacional.
- Astrônomo Amador desde 2003. Utiliza um telescópio refletor newtoniano de 180mm.
- Autor do blog: O Mensageiro das Estrelas.
- Pedro Cotrim tem uma licenciatura em Engenharia Civil.
- Colaborador regular do programa Ciência Viva de 1998 a 2009.
- Foi membro do Núcleo de Astronomia da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
- Realizou inúmeras sessões de observação astronómica e workshops de ciência e astronomia para crianças de todas as idades.
- Apaixonado pela ciência e pela literatura, publicou recentemente o livro Um Mundo Deste Tamanho.
- Tem mais projectos de livros e pretende dedicar cada vez mais tempo à divulgação científica, à desmistificação de profecias sinistras, à leitura e à escrita.
- Pedro Garcia licenciou-se em Comunicação Social e Cultura.
- Interesse profissional e pessoal na divulgação da cultura e do conhecimento.
- Eterno estudante de Filosofia.
- Astronomia sempre foi um fascínio. Da cosmologia à cosmogonia, a Astronomia torna-se um caminho inevitável no conhecimento do homem sobre si mesmo.
- Acredita no poder da comunicação e luta pela literacia, nomeadamente científica, acreditando que o conhecimento científico está ao alcance de todos.
- Hoje, em consequência do trabalho, tem vindo a apaixonar-me pela astronomia amadora.
- Comunicador e educador de cultura e ciência.
- Divulgador científico no Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
- Responsável pela página, imagem, design e blog do OASA.
- Pedro Russo é um astrofísico português.
- Foi no Centro Multimeios de Espinho que descobriu o gosto pela educação e divulgação de ciência.
- Licenciou-se em Astronomia e tem um Mestrado em Geofísica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Porto.
- Foi o coordenador global do Ano Internacional da Astronomia 2009, uma iniciativa da União Astronómica Internacional e da UNESCO e apoiada ao mais alto nível pelas Nações Unidas.
- Vive em Munique e está integrado no grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia / Telescópio Espacial Hubble na Organização Europeia para a Investigação em Astronomia no Hemisfério Sul (ESO).
- A nível internacional colabora activamente com diferentes organizações, como a União Astronómica Internacional, a Rede Europeia de Ciências Planetárias (Europlanet), a União Geofísica Internacional e a Federação Astronáutica Internacional.
- É o editor da revista científica Communicating Astronomy with the Public.
- Licenciado em Eng. Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, com especialização em teoria quântica.
- Interessa-se em particular por física quântica, astrofísica, matemática, ciências da vida e exploração espacial.
- Rafael Ligeiro é jornalista e publicitário natural de São Paulo, Brasil.
- Colunista de esportes a motor desde 2002, já teve seus conteúdos publicados em mais de 61 veículos de comunicação de Brasil, Portugal, Argentina, Venezuela, México e Espanha.
- Atua ainda como gestor de projetos publicitários.
- Gosta de ciências e astronomia desde a infância. É fascinado por documentários como O Universo (History Channel) e Cosmos, de Carl Sagan.
- Possui interesse por assuntos como escalas, viagens espaciais, OVNIs, planetas do Sistema Solar e objectos para lá da Via Láctea.
- Mantém o blog Papo Ligeiro, onde retrata assuntos variados: de automobilismo a política; de futebol a astronomia.
- Heavy user de Facebook. Se você curte esportes, ciências, filosofia e astronomia, alheio à ordem e à quantidade da preferência, adicione-o para bons papos.
- Rafael Rodrigues é roteirista de quadrinhos, divulgador da ciência e redator publicitário, além de escrever para blogs e sites sobre mais variados assuntos.
- Formando em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
- Escreve sobre o gênero de terror e ciência para o blog Uarévaa e sobre quadrinhos para o blog Melhores do Mundo.net.
- Mantém o blog Metaconhecimento, sobre filosofia, sociedade e pensamento crítico.
- Humanista, ativista dos direitos animais, e das chamadas “minorias”, acredita que o ser humano constrói e é construído por sua história e que ceticismo e ciência são as principais ferramentas para se mudar o mundo.
- Sua principal bandeira é a divulgação da verdadeira ciência, e a distinção entre ciência e pseudociência e Filosofia da Ciência.
- Interessa-se pelo passado, pelo presente e pelo futuro.
- Ricardo De Castro (ROCA) mora no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
- Ricardo tem formação em Engenharia Eletrónica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Informática pela Pontificia Universidade Católica (PUC).
- Trabalhou por 23 anos em multinacional ligada a energia, na área de Informática.
- Atualmente trabalha na área de gerenciamento de projetos, ligados a Tecnologia da Informação.
- Desde agosto de 2008 é responsável pelo blog Eternos Aprendizes, cujo objetivo primordial é a divulgação científica, com ênfase em temas associados a Astronomia, Cosmologia e Exploração Espacial.
- Licenciado em Química (2002) e Mestre em Química (2006) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- Doutorado em Química Sustentável (2013) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
- Professor na Área Técnico-científica de Ciências Químicas e das Biomoléculas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto.
- Tem trabalhado no desenvolvimento de novos fármacos e na utilização de Líquidos Iónicos como como compostos bioativos.
- Colabora no blog Scientificus onde tenta provocar reações nas pessoas contando histórias da Ciência, dando especial atenção à Química.
- Ruben Barbosa é Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho e Mestre em Desenvolvimento curricular na Astronomia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
- É astrónomo amador desde 2000 e gosta de divulgar astronomia.
- As áreas de maior interesse são a Exoplanetologia e a Radioastronomia. É autor do Projeto ART, no âmbito da Radioastronomia Amadora, que tem como objetivo a construção de um rádio-telescópio semi-profissional.
- Atualmente está associado ao Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia (OAPBG).
- Rui Costa é astrónomo amador desde sempre. Pelo menos é isso que as memórias mais antigas lhe dizem.
- Desde criança que sente um fascínio pela astronomia e, sendo esta uma ciência muito abrangente, também pela física, a geologia e a ciência em geral.
- Na escola, seguiu a área científico-natural até ao 12º ano. De seguida a formação desviou-se para um curso técnico-profissional trabalhando agora na área da segurança pública.
- Apesar da formação científica ter terminado no 12º ano, não terminou aí o interesse pela ciência. Munido de binóculos, telescópio ou apenas um par de olhos, adora observar o céu. Também tenta manter-se minimamente a par do que se vai passando lá longe no universo e também aqui à nossa volta, nas áreas da investigação, exploração e conquista espaciais.
- Desde 2009 que colabora no fórum da APAA (Associação Portuguesa de Astrónomos amadores), inicialmente como moderador e depois como administrador.
- A família e os amigos pensam que anda sempre com a cabeça na lua. Não nega, mas prefere pensar que os pés estão assentes na Terra.
- É brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, mas atualmente reside na cidade de Fortaleza.
- É astrónomo amador, formado em Administração de Empresas. Participa e organiza todo o tipo de atividade ligada à Astronomia.
- Foi monitor de observação do céu no Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio de Janeiro. Foi coordenador do Museu do Eclipse, na cidade de Sobral, um dos locais que ajudaram a comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Einstein através da observação de um eclipse solar.
- É especialista em Uranografia e constelações, sobretudo na parte histórica e mitológica. Realiza cursos, palestras e diversas atividades ligadas à Astronomia observacional e identificação do céu.
Já escreveu artigos de Astronomia para jornais de grande circulação em Fortaleza. - Ajudou a fundar o Clube de Astronomia de Fortaleza em 2007. No Ano Internacional da Astronomia (2009) ajudou a criar o Grupo de Apoio em Eventos Astronómicos (GaeA), onde atualmente é presidente.
- O GaeA trabalha com atividades de difusão e pesquisa astronómica, dando suporte a outras instituições e desenvolvendo projetos e atividades para grandes públicos.
- Sérgio Manuel Luzia Caldeira é antropólogo, instrutor de voo livre e astrónomo amador.
- Licenciatura em Antropologia Social e Cultural pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Pós graduação em Antropologia, na vertente de Natureza, Conservação e Biodiversidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Astrónomo amador com diversos trabalhos publicados no International Lunar Ocultation Center (ocultação de estrelas pela lua).
- Conferencista em diversas escolas secundárias sobre temas relacionados com a Astronomia e Exploração Espacial.
- Dentro do Ciência Viva, foi autor do projecto chamado “As Praias do Oceano Cósmico”, com diversas palestras sobre Astronomia e Astronáutica.
- Trabalhou como técnico de sistemas de controlo biométrico.
- Alguns interesses: Astronomia; Voo livre; Promoção do diálogo entre Ciências Sociais e Ciências Exactas.
- Sérgio Sacani Sancevero é formado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Engenharia do Petróleo pela Universidade de Campinas (UNICAMP), e Doutor em Geociências também pela Universidade de Campinas (UNICAMP).
- A paixão pela astronomia nasceu na década de 80, e na década seguinte manteve um grupo de estudos astronômicos na cidade de Uberlândia, MG, onde ajudou na fundação do Observatório da Cidade.
- Durante os anos 1990, publicou o Boletim Astronômico Aldebaran, que era distribuído nos principais observatórios municipais do Brasil e para os principais pesquisadores da área. Durante esse mesmo período conheceu o famoso Bernardo Riedel, construtor de telescópios, e junto com ele construiu o telescópio refletor de 12 polegadas.
- Devido as circunstâncias da vida, trabalho olhando para dentro da Terra e não para o céu. Sou um pesquisador ativo na área de exploração de petróleo, trabalho atualmente numa empresa multinacional ROXAR, onde desenvolvo projetos juntamente com as maiores empresas do mundo, PEMEX, PETROBRAS, BP, STATOIL, etc.
- Tem o blog Space Today.
- Micólogo amador e entusiasta da Cosmologia, Astrofísica e Astrobiologia. Vasco Fachada é astrónomo amador e astrofotógrafo (fotografia e vídeo).
- Licenciado em Ciências do Desporto. Mestre em Biologia da Actividade Física.
- Doutorando em Fisiologia na Universidade de Jyväskylä, Finlândia, pesquisando no campo do Metabolismo Lipídico no Músculo Esquelético.
- Grande interesse e objectivos na Fisiologia Espacial.
6 pings
[…] Colaboradores […]
[…] Colaboradores […]
[…] foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas […]
[…] foram também convidados alguns peritos especializados em diferentes domínios astronómicos de modo a poderem ser estes peritos a informar o público das notícias mais relevantes e suas […]
[…] AstroPT é possível graças ao contributo voluntário e pro bono de vários especialistas de diversas áreas. Tal é o sucesso desta plataforma, que o sítio conta, neste momento, com mais de 200 000 visitas […]
[…] de um «inovador» curso de Astrobiologia na Universidade americana. A página pode ser consultada aqui. É o primeiro da lista.Quis ir para «um sítio onde se avaliassem objectivamente as pessoas, pelo […]