Nos livros e filmes do Harry Potter, para fazer levitar objectos bastava agitar a varinha de condão e aplicar magia.
Na vida real, as coisas não se passam assim.
Mas a verdade é que por diversas vezes a realidade não só consegue acompanhar como até superar a ficção.
É verdade que já existem sistemas de levitação que utilizam campos electromagnéticos, quando os objectos têm propriedades electromagnéticas. Mas essas limitações foram agora ultrapassadas.
Investigadores do Swiss Federal Institute of Technology, em Zurique, na Suíça, utilizaram ondas sonoras de alta frequência (não audível pelos humanos) para produzir levitação acústica em vários objectos simultaneamente e de forma controlada. A pressão das ondas sonoras faz os objectos subir (a força da gravidade é contrabalançada pela força das ondas acústicas em sentido oposto).
Para já a técnica foi aplicada em poucas coisas (gotas de água, grãos de café, palitos,…), mas é uma técnica que promete se se conseguirem superar algumas limitações ainda existentes.
Leiam mais detalhes em português, aqui, aqui e aqui, e em inglês, aqui, aqui e aqui. Artigo científico, aqui.
3 comentários
Muito giro. Aplicar e controlar energia cinética à massa de ar para contrapor o efeito da força de gravidade a um corpo contido nessa mesma massa de ar, a uma pequena distancia; pois há perdas de energia na propagação da onda!
Por curiosidade, embora tenha muito pouco ou nada a ver com o tema do artigo:Lembram-se da “Dean drive”?
P.S: Tenho visualizado o blogue com a imagem “desorganizada”. A resolução da plaga gráfica é de 1920*1080. Só no vosso site é que me aparece o problema.
Não há mais incidentes deste tipo?
Cumprimentos
Paulo
Author
O blog esteve com problemas a semana passada. Mas já o arranjamos na semana passada.
Tem que ou mudar de browser ou, o que eu sugiro, limpar a cache do browser que está a usar.
Ao limpar a cache, penso que lhe resolve o problema 😉
Depois diga-nos se já está bem 😉
abraços
Boa tarde
Muito interessante. Este fenómeno não tem implicações nos chamados “gravitões”? Quer isto dizer que os gravitões são ondas e partículas? de forma a puderem anular a força gravítica?
Obrigado