Através da técnica da microlente gravitacional, os astrónomos detectaram um planeta gigante a cerca de 25.000 anos-luz de distância da Terra, perto do centro da Galáxia.
O planeta chama-se MOA-2011-BLG-322, tem 8 vezes mais massa que Júpiter, e orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 4 U.A. de distância.
Leiam os detalhes desta descoberta, aqui, e o artigo científico, aqui.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Uma pergunta: o planeta em questão está suficientemente próximo do centro galáctico para ser, daqui uns valentes milhões de anos, devorado pelo buraco negro central? Ou está demasiado longe?
Abraço 😉
Author
Não, muito longe 🙂
O nosso buraco negro é calminho 😛
E quando seria a distância em relação ao centro galático?
O centro galático fica mais ou menos a 25mil anos luz de nós, então num cálculo simplista diria que esse planeta orbita SagitariosA..
Mas provavelmente seja a 25mil AL mas não na mesma direção (exata) do centro, então pelo menos EU não sei a que distância que ele fica do centro galático e estou curioso.
Olhei os artigos técnicos mas não consegui encontrar a informação
Author
Está no bojo. Logo, relativamente perto do centro, mas não na direcção do centro 😉
[…] Kepler-62, Kepler-69. Kepler-78b. Kepler-90. Kepler-91b. Diamante. 55 Cancri-e de diamante. Negro. Centro Galáctico. Outra Galáxia. Planetas em Enxame Estelar. Estrelas como o Sol têm planetas. Mais 10 + 18 + 41 + […]