Na experiência mental de Schrödinger, o gato estaria vivo e morto, sendo que só saberíamos a resposta após vermos dentro da caixa.
O cometa ISON parece o gato de Schrödinger.
Primeiro, parece um gato, que faz o que lhe apetece e não aquilo que esperamos.
E em segundo lugar, ninguém sabe se está vivo ou morto, até que o passamos ver. Porventura, estamos na fase em que o cometa está vivo e morto simultaneamente…
Nas últimas semanas, o cometa ISON aumentou consideravelmente o seu brilho. Parecia que íamos ter um espectáculo fantástico.
Ontem, ao aproximar-se do Sol, diminuiu bastante o seu brilho.
Nas imagens que fomos vendo durante a noite, tiradas pelas sondas espaciais, percebeu-se que já não tinha núcleo. O cometa desintegrou-se e daí não aparecer sequer aos “olhos” da SDO.
No entanto, algo brilhante apareceu após a passagem pelo Sol. Provavelmente seriam os fragmentos do núcleo, que gradualmente iriam perder o brilho…
Só que, o brilho não só se manteve, como esse núcleo ficou mais brilhante. Para juntar ainda mais “achas para a fogueira”, a cauda do cometa parece estar em crescimento, como se ele tivesse um núcleo normal. Ou seja, parece que parte do núcleo terá sobrevivido.
Vejam a última imagem, feita esta manhã, onde se vê claramente o brilho da “cabeça” do cometa:
Ou seja, o que se sabe:
– parece que uma porção do núcleo poderá ter sobrevivido. Ninguém sabe se isto é verdade, e caso seja, ninguém sabe qual o tamanho desse núcleo.
– caso exista um núcleo (não se sabe se existe), ninguém sabe quanto tempo durará. Amanhã pode levar com uma CME e acaba-se o cometa rapidamente.
– supondo que até sobrevive alguns dias (caso tenha núcleo, que não se sabe), não se sabe se será visível no céu.
– se for visível no céu (caso tenha núcleo, que não se sabe), ninguém sabe qual será a magnitude dele.
Isto é simplesmente fantástico! 😀
Poderia se pensar que isto é frustrante para os cientistas. Mas é precisamente o contrário. Os melhores momentos são quando nada se sabe e todas as previsões dão errado. É nessas alturas que a adrenalina científica começa a fazer efeito, porque é preciso descobrir as respostas 🙂
Resumindo tudo o que se sabe sobre o cometa ISON neste momento (fantástico sumário que li no Twitter Sungrazer Comets): Talvez tenha sobrevivido. Talvez tenha morrido. Talvez tenha simultaneamente sobrevivido e morrido.
Espero que o artigo tenha sido claro e que tenha as respostas que procuram 😀
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
“Espero que o artigo tenha sido claro e que tenha as respostas que procuram”
Melhor, tem muitas perguntas. E quase sempre são mais emocionantes que as respostas!
Alguém que abra a caixinha, faz favor, que eu estou ansioso para ver se o bicho está vivo ou morto 😉
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/11/nasa-divulga-imagens-do-cometa-ison-viajando-em-direcao-ao-sol.html
Realmente, Ison é como um gato, totalmente independente e nunca segue o óbvio. Some por um período, parecendo ter morrido e de repente, surge mais arteiro do que antes.
Bela matéria Carlos Oliveira!
Sou de Ivinhema, Brasil
Abraços!