De olho na “Alameda das Tempestades”
O hemisfério sul de Saturno numa composição em cores falsas construída com imagens obtidas pela sonda Cassini a 02 de Dezembro de 2013, através de filtros para o infravermelho próximo.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.
Esta magnífica imagem, obtida recentemente pela sonda Cassini, mostra uma tempestade em actividade na chamada “Alameda das Tempestades”, uma estreita banda atmosférica localizada nas regiões temperadas do hemisfério sul de Saturno. Com dimensões que atingem alguns milhares de quilómetros, estas tempestades são fenómenos extremamente violentos, onde são produzidos poderosos relâmpagos e ventos que sopram a mais de 2.000 quilómetros por hora!
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
Últimos comentários