Panorama sobre a cratera Shorty
Esta panorâmica sobre a cratera Shorty foi construída com 12 fotografias obtidas a 12 de Dezembro de 1971, pelo astronauta Eugene Cernan, um dos membros da tripulação da missão Apollo 17. Shorty tem cerca de 110 metros de diâmetro e aproximadamente 14 metros de profundidade, e foi o local onde o astronauta Harrison Schmitt descobriu regolito lunar de cor alaranjada, um importante vestígio de antiga actividade vulcânica na Lua.
Crédito: NASA/Sérgio Paulino.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
1 ping
[…] de impacto com uma morfologia de transição entre crateras simples mais pequenas como esta ou esta, e as crateras complexas com um diâmetro maior, como Tycho ou […]