Espectacular perspectiva sobre o terreno montanhoso a oeste de Caloris
Terreno montanhoso a norte da cratera Nawahi, no extremo ocidental da bacia Caloris. Imagem obtida pela sonda MESSENGER a 27 de Abril de 2012.
Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington.
Caloris é uma gigantesca cicatriz criada na superfície de Mercúrio há aproximadamente 3,9 mil milhões de anos, pelo impacto de um objecto com cerca de 100 km de diâmetro. Na imagem de cima podemos ver parte do terreno montanhoso que se estende a ocidente desta magnífica bacia mercuriana. Erguida pelos materiais arremessados durante a sua formação, esta região contrasta com as áreas mais planas visíveis a leste.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
Últimos comentários