Veias no Céu
Na imagem vemos fabulosas nuvens noctilucentes.
A foto foi tirada em Julho de 2014 sobre a ilha de Gotland, na Suécia.
A cerca de 80 km de altitude, as nuvens geladas refletem a luz solar apesar do Sol estar abaixo do horizonte. Estas nuvens mesosféricas polares são bastante brilhantes.
Elas formam-se à medida que o vapor de água é levado até à fria atmosfera superior e aí condensa sendo ainda influenciado por partículas finas vindas de meteoros ou poeira vulcânica.
Clouds vs Noctilucent clouds from P-M Hedén on Vimeo.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Bom dia!
Quanto ao pôr-do-sol, é isso sim, dependendo da época do ano, ele se dá mais tarde ou mais cedo, então há mês que anoitece mais cedo ou mais tarde. Respondido.
O clarão nas nuvens, creio que não seja estrela cadente, pois é constante. Olhando ao longe, uma parte está iluminada, e quanto ao restante não.
Pensei em ser uma nuvem que esteja mais clara mesmo, ou carregada de chuva, que aí se torna mais clara.
Obrigado!
Bom dia!
– Ontem a noite, a céu estava nublado, chovia pouco, então, numa parte do céu havia uma “clarão” nas nuvens, como se houve algo iluminando em cima daquelas nuvens, em uma parte somente, assim também como quando a Lua cheia ilumina as nuvens que estão abaixo dela. Mas, não era a Lua, pois pela iluminação que ela está e pelo horário, creio que ela estava em outro lugar, ainda não tinha chegado na parte do céu que estava claro.
Pensei se poderia ser as luzes da cidade, mas estava apenas numa parte do céu, e não tinha as cores das luzes meio amareladas, e também pela altura, a iluminação não chegaria lá.
Bom, é algum fenômeno, e como ocorre?
– Outra dúvida também é o pôr-do-sol, esses dias está sendo mais ou menos as 19:30h (Horário de Brasília, com horário de verão).
Desconsiderando o horário de verão, está sendo depois das 18:30h, ontem mesmo, as 19:18h (18:18h, sem horário de verão) ainda havia sol. Em determinadas épocas o pôr-do-sol se dá mais tarde ou mais cedo. Em outros meses, no horário de 18h, mais ou menos, já está escuro.
Isso é comum?
Obrigado!
Author
Estamos na época da chuva de estrelas Geminídeas. Talvez possa ter visto o clarão de uma estrela cadente?
Não entendi a pergunta. A pergunta é se o horário do pôr-do-sol muda? Se é isso, então sim 😉
abraços