O Lixo Espacial é um dos problemas mais prementes durante esta nossa infância de era espacial.
O nosso leitor Josikwylkson Costa Brito, sobre o qual podem ler aqui, fez um trabalho para a escola sobre lixo espacial.
Ele gostaria de partilhar esse trabalho com todos vocês, através do AstroPT.
Caso queiram ler esse trabalho, cliquem aqui.
Este é um resumo desse trabalho:
“O lixo espacial é um problema que vem sendo esquecido. Mesmo que parte dele seja natural, a maior parte é fruto da ação do ser humano, que compromete os seus próprios equipamentos.
Desde 1957, quando se começou a fabricar satélites em prol da corrida espacial, muitos detritos se acumularam na órbita terrestre. Estima-se que cerca de 5.400 satélites artificiais já foram enviados para fora da Terra, e, hoje, apenas 10% estão em estado operacional, enquanto os outros 90% estão apenas ocupando espaço.
O lixo espacial artificial tem várias origens, que vão desde ferramentas perdidas por descuido de astronautas, passando por satélites inativos, até acidentes históricos (como o despejo de fibras de cobre e de reatores).
Os problemas causados pelos detritos passam pela queda deles na Terra e pela colisão com satélites operacionais. A velocidade orbital é extremamente grande e o impacto é proporcional, portanto, mesmo que um objeto pese 230 gramas, caso ele tenha uma velocidade orbital de 7 km/s, a sua força de impacto é 40 vezes maior que a da bala mais potente do mundo (.950 JDJ).
Soluções rápidas e práticas devem obrigatoriamente ser propostas. E, devido a essa necessidade, várias sugestões ousadas vêm sendo feitas, como o uso de robôs gigantes e lasers de desintegração.
Uma coisa é certa: o lixo espacial precisa ser controlado.”
3 comentários
parece me que a ligação para o trabalho não está a funcionar
Author
Olá,
Aqui está a dar bem.
Tem é que aprovar o “pop-up”. Quando clica no link, aparece uma pequena janela a perguntar se quer abrir o ficheiro com o MS Word. Só depois de dizer que sim, é que o computador lhe abre o MS Word 😉
abraços!
Falando em lixo… declarações preciosas de um guru..
“A Astrologia é um elemento obrigatório, por isto quem não a estudou, não estudou nada, é um analfabeto, um estúpido”
“Combustível fóssil não existe. Isso é uma farsa!”
“Cigarro não faz mal”
“o darwinismo é genocida em si mesmo, desde a sua própria raiz. Ele não teve de ser deformado por discípulos infiéis para tornar-se algo que não era.”
“O evolucionismo foi o pai do comunismo e do nazismo”
“O cidadão chamado Albert Einstein achou que era preferível modificar a física inteira só para não admitir que não havia provas do heliocentrismo”
Fonte:
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/jornalismo-wando/olavao-olavismo-e-seus-fieis-100934683.html